Ascensão do Nevado Laguna Blanca 6018 m na Argentina

O Nevado Laguna Blanca é uma montanha de 6018 metros de altitude escalada pela primeira vez apenas em 2006. Isto é, no montanhismo moderno já que os Incas já escalaram ela há mais de 500 anos.

Era para ser mais uma montanha. Desde 2017 havíamos feito cume em 16 montanhas diferentes com mais de 6000 metros. Será mais uma onde pedra e gelo dominam?

Nos surpreendemos demais com a beleza selvagem da Laguna Blanca onde se vê de pertinho Flamingos, Vicuñas e patos selvagens. Afinal ela está dentro da Reserva da Biosfera Laguna Blanca.Com o povoado indígena de Laguna Blanca onde moram três povos distintos. Lindo povoado muito bem organizado, hospitaleiro, limpo e estruturado para receber o turista. Tem até museu: Museo Integral de la Reserva de Biosfera Laguna Blanca.
Pousadas com preço muito acessível, R$ 67,00 para um casal por noite. No Brasil tem muito camping ruim que cobra mais do que isso.
Após o jantar traçamos a nossa estratégia de ascensão. A previsão do tempo era boa para os próximos 3 dias com ventos até 45 km/h e temperaturas no cume até -15 ºC. Como já estávamos aclimatando desde 23/12 optamos por subir em estilo alpino. Isto é, carregando tudo de uma só vez e estabelecendo um acampamento intermediário para tentar o cume.

O Nevado Laguna Blanca é fora de série. Diria espetacular! Você sai da pousada a 3300 metros e no final da estradinha está tudo como sempre foi. Não há nenhuma trilha para seguir, ou seja, completamente preservado.
Sobe caminhando facilmente por vales onde onde vê mais Vicuña, Lagarto, Viscacha, Lhama, Jumentos e com sorte até um Puma.
Tome cuidado que as plantas são espinhentas, afinal você está em um semi árido.
Há muita água nos vales até 4300 metros. Onde há um acampamento belo e surpreendente com duas lagunas rasas. Talvez em um dia mais quente seja possível de tomar banho nelas.

Neste primeiro dia em 27/03/2022 fizemos 8,481 km a pé e foram 1002 metros de aclive acumulado.
Ainda há opção de subir até 4700 metros para acampar num vale onde pode-se derreter água de neve ou algum penitente. Dali para o cume é longo mas recompensador pelo visual do grande vale onde está a laguna.

No dia 28/03 preferimos atacar de 4300 m, pois estávamos muito bem aclimatados e a distância versus altimetria acumulada é superior ao ataque ao cume do Cerro Plata a partir de Salto d’água.
Foram 16,957 km a pé com 1722 metros de aclive acumulado.
Pegamos muito vento no cume, acima de 70 km/h, o que nos fez ficar lá por no máximo 4 minutos. Até que as mãos congelaram.Retornamos ao final da tarde para o acampamento intermediário e lá pernoitamos.

No dia 29/03 descemos até a pousada onde deixamos o carro. Foram 8,461 km a pé com 998 metros de declive acumulado.
Nosso retorno ao Brasil após a temporada 2021/2022, quase 90 dias e 11 montanhas estava por começar. Decidimos descansar o restante do dia na bela Laguna Blanca.
O Nevado Laguna Blanca foi uma experiência extremamente gratificante. A melhor montanha dos 17 cumes acima de 6000 metros que já fizemos até hoje. Recomendo!

Nosso trackloghttps://www.wikiloc.com/hiking-trails/nevado-laguna-blanca-6018-m-115272686

Nossas próximas altas montanhaswww.clubetrekking.com.br/travessias/

Para receber apenas a nossa programação de alta montanha e travessias. Participe: