Atletas brasileiros da escalada desembarcam no Japão para etapa da Copa do Mundo

0

Os atletas da seleção brasileira de escala, Mariana Hanggi e Felipe Ho Foganholo, desembarcaram hoje no Japão. Eles irão participar da etapa da Copa do Mundo de Escalada em Morioka, cidade localizada ao norte do país, cerca de 500 Km da capital Tokyo.

Mariana Hanggi nas finais do Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva – Foto: Carol Coelho

Mariana com apenas 15 anos tem se destacado nas competições nacionais e internacionais e é tricampeã sul americana e bicampeã brasileira na categoria juvenil. Já Foganholo é 16 vezes campeão brasileiro.

A competição ocorrerá entre os dias 20 e 22 de outubro e terá provas de escalada guiada e boulder. Além disso o formato de provas combinadas já está com o novo formato que será utilizado nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024.

Felipe Ho Foganholo durante o campeonato em Curitiba.

Novo esquema de pontuação

Na rodada de Boulder:

  • Vinte e cinco (25) pontos serão concedidos quando o competidor tiver controlado o top, independentemente de o competidor ter feito qualquer zona intermediária no boulder;
  • Dez (10) pontos serão concedidos quando o competidor tiver controlado a segunda zona, mas não a primeira, independentemente de a primeira zona ter sido controlada em qualquer tentativa; e
  • Cinco (5) pontos serão concedidos quando o competidor tiver controlado apenas a primeira zona.

Na rodada de escalada guiada:

  • As 40 agarras mais altas do percurso da via concederão pontos aos atletas;
  • As 10 agarras mais altas da rota concederão uma pontuação de 4 pontos por cada agarra;
  • As 10 agarras seguintes da rota guiada concederão uma pontuação de 3 pontos por cada agarra;
  • As 10 agarras seguintes da rota guiada concederão uma pontuação de 2 pontos por cada agarra;
  • As 10 agarras seguintes da rota guiada concederão uma pontuação de 1 ponto por cada agarra; e
  • O número restante de agarras da rota guiada concederá uma pontuação de 0 pontos para cada retenção.
Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário