Avalanche mata 10 montanhistas e deixa cerca de 20 desaparecidos na Índia

0

A temporada de outono no Himalaia está sendo marcada pela grande quantidade de avalanches. Ontem, 04/10, uma avalanche na Índia deixou 10 mortos e cerca de 20 montanhistas desaparecidos. Ainda não se sabe a causa dessa avalanche.

O grupo realizava um treinamento no Draupadi ka Danda II quando a avalanche os atingiu.

O acidente aconteceu no Pico Draupadi ka Danda II,  a cerca de 4880 metros de altitude, e atingiu um grupo com 42 pessoas do Nehru Institute of Mountaineering.  O grupo era formado por estudantes de guia em montanha e instrutores. Eles estavam realizando um treinamento na montanha quando foram atingidos. Entre as vítimas estava a montanhista veterana Savita Kanswal que atuava como instrutora na montanha. 

::Leia também: Vídeo aterrorizante mostra avalanche atingindo acampamento base do Manaslu

Dois helicópteros foram utilizados no resgate das vítimas, no entanto as operações de busca precisaram ser suspensas devido a chuva. De acordo com as autoridades, até o momento foram resgatados 14 montanhistas com vida e 10 corpos. No entanto, 18 pessoas permanecem desaparecidas e as equipes de busca seguem trabalhando no local.

A polícia de fronteira indo-tibetana também esta participando das operações de busca.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário