Vídeo aterrorizante mostra avalanche atingindo acampamento base do Manaslu

0

A temporada mais cheia do Manaslu não está se destacando apenas pelo cumes, mas também pelo número de avalanches. Nesse domingo (02/01), uma avalanche atingiu o acampamento base destruindo várias barracas.

A avalanche destruiu parte do acampamento.

O fenômeno foi gravado por Tashi Lakpa Sherpa. No vídeo é possível ver a nuvem de gelo e pedras se aproximando do acampamento enquanto algumas pessoas correm em busca de proteção. Felizmente ninguém ficou ferido gravemente nessa avalanche.

No entanto esse não foi o único deslizamento de neve na montanha nos últimos dias. Um Sherpa está desaparecido após ser atingido por outra avalanche entre o campo 2 e o campo 1 também nesse domingo. Ele estava descendo do acampamento mais alto quando foi levado pela grande massa de gelo.  No entanto, não há mais detalhes.

Outros deslizamentos também foram registrados nas regiões mais altas, felizmente não houve vítimas nesses episódios. Todavia, parte das rotas foram varridas montanha abaixo e tiveram as cordas fixas destruídas.

O clima na montanha continua instável com muita neve fresca acumulada, o que aumenta os riscos de avalanches. Dezenas de montanhistas ainda estão na montanha devido às tentativas de cume previstas para hoje e amanhã (03 e 04/10).

No entanto, algumas agências já estão se retirando do local e encerrando suas expedições devido ao alto risco. “Tivemos uma grande avalanche no acampamento base. Eu nunca vi uma avalanche como esta antes. Todos estão seguros e toda a nossa equipe está voltando para o acampamento base. Vamos tentar desmontar o acampamento hoje e deixar o acampamento base por segurança”, relatou o experiente guia Mingma G.

 

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário