Calma, parece estranho mas é isso ai. A produtora Higher Ground de Barack e Michele Obama, ex-presidente e ex-primeira-dama dos Estados Unidos irá produzir um novo filme sobre a vida de Tenzing Norgay. O filme será dirigido por Jennifer Peedom, que também foi responsável pelo premiado documentário Sherpa (2015), e será exibido pela Netflix. Ainda não há data de lançamento.
O filme terá formato de documentário e será uma adaptação da biografia publicada por Ed Douglas em 2003 na Nathional Geografic. Assim, a história de um homem simples, de origem humilde que foi criado por uma família de Sherpas e que ficou famoso no mundo todo ao atingir o cume do Everest pela primeira vez ao lado de Sir Edmund Hillary, em 1953, ganhará as telas.
::Leia também: Sessenta anos da conquista do Everest
De acordo com a produtora, o foco da empresa é “contar histórias que exemplifiquem os valores que os Obama defendem ao longo da vida”. Jennifer, A diretora escolhida já tem experiência em retratar o mundo das montanhas e dos desafios humanos. Além do documentário Sherpa, ela também dirigiu o filme Solo (2008) sobre uma viagem de caiaque entre Tasmânia e a Nova Zelândia e o documentário Mountain (2017). Também participará da produção o filho de Tenzing, Norbu Tenzing Norgay, que será produtor executivo.
Tenzing Norgay
O Sherpa Tenzing Norgay conheceu o Everest aos 21 anos de idade em 1935, quando foi escolhido para ser o carregador em uma investida de Eric Shipton. A expedição não teve sucesso, mas 18 anos e seis tentativas depois Tenzing conseguiu chegar ao cume entrando para a história do montanhismo mundial.
Embora ele não tenha ficado tão famoso quando Hillary, o Sherpa foi condecorado pela a Rainha da Inglaterra com a Medalha George, pelo Rei do Nepal com a Ordem da Estrela do Nepal e a Índia o nomeou Padma Bhushan (o terceiro mais significativo prêmio civil da Índia). Assim, ele também foi homenageado com uma montanha no Nepal que recebeu o seu nome, o Pico Tenzing (7.916 m).