Bernardo do Espinhaço lança hit sobre o Coach do Marins

1

O cantor, compositor e montanhista Bernardo do Espinhaço lançou hoje, segunda feira dia 10 de janeiro, um hit intitulado “O Coach do Marins“. Música é uma crítica ao coach Pablo Marçal que na última semana foi resgatado na montanha de 2421 metros da Serra da Mantiqueira junto com 32 seguidores.

O resgate de Pablo Marçal

O coach e influencer Pablo Marçal promoveu no último 5 de janeiro uma ascensão ao Pico dos Marins. De acordo com as postagens de Marçal, tal evento faz parte de um treinamento intitulado “Pior ano da sua Vida”, que envolve inúmeras provações ao longo do ano de 2022 e promete, nas palavras do autor “destravar a minha próxima década”. O coach, com insinuações messiânicas, promoveu o evento fazendo uma analogia entre subir uma montanha e subir na vida, tendo sucesso pessoal e profissional.

Pablo Marçal é criticado por misturar técnicas motivacionais com religião 

Negligenciando as péssimas condições de tempo, o grupo que incialmente tinha quase 70 pessoas, acampou no cume e teve suas barracas destruídas pelas forças do vento pela madrugada, expondo seus ocupantes à chuva e ao vento forte. Devido ao risco de hipotermia, integrantes do grupos decidiram chamar os bombeiros, resultando em um dos operativos em montanha com maior número de resgatados do Brasil.

Graça a ação dos profissionais resgatistas, não houve nada mais sério. Pablo, por sua vez, minimizou a atuação dos Bombeiros, publicando uma versão que a atuação dos profissionais se deu por “precaução”, numa versão diferente da corporação. O Capitão Paulo Roberto Reis do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo declarou: “Ele foi totalmente irresponsável. Subir com um grupo de pessoas despreparadas e sem equipamento é colocá-las sob risco de morte. Essa foi a pior ação que a gente viu no Pico dos Marins”.

Resgatados no Marins foram conduzidos por coach messiânico

Reação dos montanhistas

Após o incidente, uma saraivada de críticas por parte de montanhistas inundou as mídias sociais. Um dos canais que promoveu uma nota de repúdio, o Trekking Estilo de Vida, chegou a receber uma Notificação Extra Judicial, em clara coação às críticas.

Diante dos abusos e deboche por parte de Marçal, que nunca chegou a se desculpar, diversos montanhistas se uniram para lançar o Movimento Respeite a Montanha, onde além de cobrar de autoridades uma postura sobre os abusos, eles pretendem também divulgar e incentivar boas práticas no montanhismo.

Movimento Respeite a Montanha

Veja na íntegra o comunicado do Movimento Respeite a Montanha

A revolta da comunidade dos esportes outdoor em montanhas com o fatídico ato do “coach messiânico” no Pico do Marins, se transformou em mobilização para denunciar sua irresponsabilidade e informar as pessoas sobre a prática consciente do montanhismo. Montanhistas de diversos locais do Brasil, com experiência e reconhecimento nacional e internacional, se juntaram e lançaram um manifesto de grande repercussão alertando para as boas práticas do esporte, para os crimes e irresponsabilidades cometidos pelo charlatão e exigindo a sua imediata retratação.

Foi uma das maiores mobilizações da comunidade dos esportes outdoor que já vimos nos últimos anos. Decidimos que ela não pode parar e criamos o Movimento Respeite a Montanha. Nosso principal objetivo será difundir a filosofia do montanhismo, dicas de boas práticas do esporte e informações sobre como fazê-lo com impacto mínimo ao meio ambiente. Além de estarmos sempre vigilantes sobre as infrações e más condutas na montanha, principalmente de figuras que tenham grande alcance nas redes.

Convidamos todos e todas praticantes dos esportes outdoor de montanha a difundirem e construírem essa ideia conosco. O movimento é aberto, construído pelos montanhistas para fortalecer e disseminar nosso esporte de maneira responsável. Cada vez mais pessoas querem praticar atividades na natureza e se forem bem orientadas vamos crescer enquanto modalidade esportiva e isto só trará benefícios a todos. Some-se ao nosso movimento! Compartilhe e construa junto conosco essa iniciativa.

Siga a página do @Movimento Respeite a Montanha no instagram e compartilhe seus conteúdos.

https://www.instagram.com/respeiteamontanha/

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

1 comentário

Deixe seu comentário