Brasileiro morre durante trilha no Condoriri

2

Um montanhista brasileiro faleceu no último domingo, 25/09, na região do Condoriri próximo a La Paz, capital da Bolívia. De acordo com as primeiras informações, ele possivelmente morreu por insuficiência respiratória devido a um Edema Pulmonar Agudo (EPA) por conta da altitude.

O grupo de resgate em montanha foi acionado ainda na manhã de domingo.

O corpo já sem vida foi encontrado próximo a Laguna de Chiarkota, no sopé da montanha. O homem foi identificado com o nome de Anderson N., tinha aproximadamente 30 anos e era de nacionalidade brasileira.

O Corpo de Resgate de Socorro Andino Boliviano e a Unidade de Bombeiros Antofagasta Bersa  da Polícia Boliviana participou da operação de resgate e conseguiu remover o corpo da montanha ainda na tarde de ontem.

“Aparentemente, ele tinha problemas respiratórios, talvez ainda não estivesse aclimatado”, falou o segundo tenente Adriel Salazar, que auxiliou no resgate. O brasileiro foi encaminhado para o  necrotério do Hospital de Clínicas em La Paz onde será realizada uma autópsia para descobrir a causa da morte. Na sequencia, o corpo será repatriado para o Brasil.

Segundo testemunhas ele estava acompanhado por outros brasileiros que não foram identificados, mas estavam com boas condições de saúde apesar da grande perda.

Nossos sentimentos aos familiares e amigos da vítima.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

2 Comentários

Deixe seu comentário