Brasileiros realizam expedição nos Andes

0

Um grupo de montanhistas brasileiros está em meio a uma expedição na qual pretendem escalar mais de 10 montanhas nos Andes, durante essa temporada. O grupo começou a aventura pelo Cerro Plata, na Argentina e já escalou mais duas montanhas acima de 6k.

Equipe reunida em Salto D’água superior 4340 m.

Os brasileiros chegaram ao Cerro Plata com 5943 metros de altitude um pouco antes do Natal. No dia 26/12 nevou bastante e acumulou cerca de 30 centímetros de neve. No entanto, a melhor janela de tempo para escalar essa montanha era no dia seguinte. A equipe decidiu antecipar em dois dias o cume da montanha e atacar desde o acampamento de Salto (16 km entre ida e volta com 1600 m de aclive). O que torna a subida mais pesada principalmente para quem ainda não esta bem aclimatando. Ainda assim, os montanhistas Tiago Korb e Jonathan Jorge chegaram ao cume.

Cume do Cerro Plata.

Na sequência a equipe seguiu para o Cerro Mercedário 6720 metros de altitude também com clima bastante instável e nevascas em todos os dias a partir de Cuesta Blanca 4400 m. Todavia, o dia do cume foi com ventos moderados e nevasca e assim os montanhista Tiago Korb dessa vez ao lado de Yuri Martins e Luiz Cavalieri atingiram o ponto mais alto da montanha.

Cume do Mercedário

A terceira montanha da expedição foi o Nevado Famatina com 6106 metros de altitude. Novamente Tiago Korb acompanhado de Luciana Moro e Luiz Cavalieri alcançaram o topo. Com essa montanha, Cavalieri entrou para o “Clube dos 10“, uma lista seleta de montanhistas que escalou mais de 10 montanhas acima de 6 mil metros de altitude nos Andes.

“Após uma linda aproximação de 60 km em 4×4 até 4800 m de altitude, fizemos um acampamento intermediário em Lagunita a 5050 m para atacar o cume no segundo dia. Dia longo de cume e muito cansativo, pois havia bastante neve na trilha íngreme. Vimos um guanaco no cume da montanha”, contou Korb.

Cume do Famatima.

Aproximação no Famatima.

Cume do Famatima.

O Nevado Pissis

Para encerrar a primeira etapa da expedição eles se deslocaram até o Monte Pissis com 6795 metros de altitude. No entanto, não foi possível fazer cume devido a um incidente.  “No dia do cume chegamos a 6160 m, mas um dos participantes teve uma lesão e não prosseguiu para se preservar. Os outros dois participantes também desistiram por cansaço. Então achamos melhor retornamos”, explicou.

No próximo dia 12/02 a equipe pretende retornar a Argentina onde planejam escalar as montanhas na Puna de La Rioja, Catamarca e Salta.

Aproximação do Nevado Pissis.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário