Um grupo de montanhistas brasileiros está em meio a uma expedição na qual pretendem escalar mais de 10 montanhas nos Andes, durante essa temporada. O grupo começou a aventura pelo Cerro Plata, na Argentina e já escalou mais duas montanhas acima de 6k.
Os brasileiros chegaram ao Cerro Plata com 5943 metros de altitude um pouco antes do Natal. No dia 26/12 nevou bastante e acumulou cerca de 30 centímetros de neve. No entanto, a melhor janela de tempo para escalar essa montanha era no dia seguinte. A equipe decidiu antecipar em dois dias o cume da montanha e atacar desde o acampamento de Salto (16 km entre ida e volta com 1600 m de aclive). O que torna a subida mais pesada principalmente para quem ainda não esta bem aclimatando. Ainda assim, os montanhistas Tiago Korb e Jonathan Jorge chegaram ao cume.
Na sequência a equipe seguiu para o Cerro Mercedário 6720 metros de altitude também com clima bastante instável e nevascas em todos os dias a partir de Cuesta Blanca 4400 m. Todavia, o dia do cume foi com ventos moderados e nevasca e assim os montanhista Tiago Korb dessa vez ao lado de Yuri Martins e Luiz Cavalieri atingiram o ponto mais alto da montanha.
A terceira montanha da expedição foi o Nevado Famatina com 6106 metros de altitude. Novamente Tiago Korb acompanhado de Luciana Moro e Luiz Cavalieri alcançaram o topo. Com essa montanha, Cavalieri entrou para o “Clube dos 10“, uma lista seleta de montanhistas que escalou mais de 10 montanhas acima de 6 mil metros de altitude nos Andes.
“Após uma linda aproximação de 60 km em 4×4 até 4800 m de altitude, fizemos um acampamento intermediário em Lagunita a 5050 m para atacar o cume no segundo dia. Dia longo de cume e muito cansativo, pois havia bastante neve na trilha íngreme. Vimos um guanaco no cume da montanha”, contou Korb.
Cume do Famatima.
O Nevado Pissis
Para encerrar a primeira etapa da expedição eles se deslocaram até o Monte Pissis com 6795 metros de altitude. No entanto, não foi possível fazer cume devido a um incidente. “No dia do cume chegamos a 6160 m, mas um dos participantes teve uma lesão e não prosseguiu para se preservar. Os outros dois participantes também desistiram por cansaço. Então achamos melhor retornamos”, explicou.
No próximo dia 12/02 a equipe pretende retornar a Argentina onde planejam escalar as montanhas na Puna de La Rioja, Catamarca e Salta.