Cachorro do Mato é encontrado agonizando na Serra do Mar Paranaense

1

Um Cachorro do Mato foi encontrado agonizando no Parque Estadual da Serra da Baitaca, uma Unidade de Conversação em Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba. Essa UC abriga o Morro do Anhangava, uma das montanhas mais próximas de Curitiba. Por ser de fácil acesso e com vários atrativos naturais, esse local é muito frequentado por moradores da região, turistas e montanhistas.

Animal encontrado muito doente na base da montanha.

O animal estava deitado num local chamado Campo do Asa Delta, uma área de pastagem na base da montanha usada pelos praticantes de voo livre como local de pouso. No entanto, o local também é muito procurado por religiosos que fazem seus rituais em ambientes naturais e moradores da região.

A Polícia Ambiental do Paraná (Força Verde) foi acionada e encaminhou o animal para o Centro de Atendimento à Fauna Silvestre (CAFS). No entanto, ele não resistiu e faleceu. A causa da morte do animal será investigada. Todavia as principais suspeitas é que ele tenha contraído alguma zoonose oriunda de animais domésticos ou tenha comido alimentos não adequados, como lixo e restos de alimentos deixados na região.

A administração da UC e a prefeitura de Quatro Barras orientam os frequentadores da região para não levarem seus animais domésticos para ambientes naturais, pois eles podem passar doenças para os animais silvestres, bem como serem infectados com outras zoonose. Eles também reforçam que os religiosos que usam a área para rituais com oferendas, devem recolher todo o material após o ritual.

:: Leia também: Quais são os riscos de levar cachorro para a montanha?

Apesar do fim trágico desse animal silvestre, a presença do Cachorro do Mato nessa região mostrou a importância do preservação desse ambiente. Além desse cachorro, um montanhista já havia registrado um filhote dessa espécie perambulando sozinho próximo ao cume em dezembro. A mãe dele não foi vista, e não se sabe o que pode ter acontecido com ela.

Filhote de Cachorro do Mato avistado na montanha em dezembro.

A recomendação é que ao encontrar qualquer animal silvestre em ambiente natural, a pessoa mantenha distância e evite fazer movimentos bruscos ou barulhos para afugentá-los. Também não se deve dar alimentos como pães, embutidos ou outros produtos industrializados.

 

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

1 comentário

  1. Poderia fazer uma matéria sobre a questão de se jogar casca de frutas (banana, laranja, etc…) em locais de habitat de animais silvestres e quais as causas que isso pode acarretar?

    Eu falo mas muita gente dúvida!

Deixe seu comentário