Calça de trekking x calça legging

0

Na hora de enfrentar uma trilha, muito gente se pergunta o que é melhor uma calça de trekking ou uma calça legging. Qual a vantagem de usar uma ou outra?

Montanhista usando Calça Legging.

Antes de começar a falar nas vantagens e desvantagens de uma ou outra calça, precisamos enfatizar que nem todas as calças de trekking ou leggings são iguais, pois há muitos fabricantes e modelos.

As calças de trekking mais comuns geralmente são calças bermudas, ou seja. Há um zíper na perna que pode remove-la, o que é uma grande vantagem, pois numa trilha podemos permanecer por muito tempo e a temperatura da manhã é diferente do meio da tarde e no anoitecer e com isso, as calças bermudas acabam sendo bastante versáteis, desde que você não perca as pernas!

No Brasil, na década de 1990, a antiga marca By, sediada em Atibaia-SP, consagrou um modelo de calças com as pernas removíveis e cordura (um tecido forte contra abrasão) nos joelhos e traseiro. Tal modelo de calça virou uma identidade visual entre montanhistas brasileiros de tal forma que eu mesmo era reconhecido fora do país por estar usando uma calça destas. Apesar da calça By não existir mais (na verdade existe, mas não atua na montanha), diversas marcas brasileiras, como a Hard Adventure, que tem o modelo Pro Mountain e a Curtlo, com a calça Guider que seguem esta receita de sucesso: Calça bermuda versátil protegida com cordura que a torna extremamente durável! Além destas marcas, não podemos esquecer também de outras, como Conquista , Sol Sports, Solo, Kailash, além das gringas Columbia, The North Face, Salomon entre outras.

Uma amostra de calças de trekking.

Neste sentido, é evidente que as calças de trekking têm a vantagem de serem versáteis e duráveis. Porém não são tão baratas, embora compensem no final, pois são usadas anos a fio! Lembramos que há outros modelos, alguns que não são convertidas em bermuda e outras sem a proteção de cordura, agradando todos os gostos. Desta forma, a remoção de uma facilidade tira também uma das funcionalidades citada acima, ficando a cargo do comprador a escolha.

E a calça legging?

A legging ficou consagrada por ser uma calça de ginástica feminina, mas recentemente suas vantagens fizeram que homens rompessem preconceitos e começassem a usar também.

De princípio, a vantagem da calça legging é a liberdade de movimentos! Sim, por ser confeccionada com um tecido elástico, a legging é muito maleável e por isso ela foi inicialmente empregada na escalada em rocha na década de 1980. Evidentemente com cores chamativas, pois era a época do New Age.

Calça de trekking vs legging. Foto Pedro Hauck

Uma desvantagem deste tipo de calça em comparação à calça de trekking, é que a segunda sempre é equipada com muitos bolsos, enquanto que a legging não. Além disso, os tecidos da legging são menos resistentes à abrasão, mas são mais baratos. Uma vantagem é que há modelos legging que são também calças de compressão. Estudos evidenciam que o benefício do uso da roupa de compressão durante o esporte parece diminuir a exaustão muscular, melhora a biomecânica da corrida e parece favorecer variáveis como dor, inflamação e dano muscular. Ou seja, se você vai para a trilha para correr, sem dúvida uma legging será muito boa!

Confesso que na maioria das vezes eu prefiro calças de trekking do que legging, mas isso é decorrente de meu uso, pois não vou para a montanha para correr. No entanto há uma situação em que gosto mais de legging: Chuva!

Como a legging fica grudada no corpo, caminhar na chuva com ela acaba sendo menos sofrido, pois com uma calça de trekking normal, que é mais larga, o tecido encharca e dá uma sensação horrorosa quando o tecido frio e molhado encosta na sua pele.

Se você não sabe qual usar? Fica a dica: Tenha as duas!

:: Compre calças de trekking masculinas na Loja AltaMontanha

:: Compre calças de trekking femininas na Loja AltaMontanha

Compartilhar

Sobre o autor

Pedro Hauck - Equipe AM

Pedro Hauck é montanhista e escalador desde 1998. Natural de Itatiba -SP, reside atualmente em Curitiba-PR. Pedro gosta de escaladas clássicas e também de montanhismo de altitude, já tendo escalado algumas das mais altas dos Andes. É geógrafo, mestre em Geografia Física e atualmente faz doutorado em Geologia ambiental. Visite o Blog de Pedro em www.pedrohauck.net. Siga ele no Instagram @pehauck

Deixe seu comentário