Câmera fotográfica, relógio e braço humano são encontrados após 50 anos.

2

Todo montanhista conhece os riscos que existem em praticar a atividade. Também não são poucas as histórias sinistras de acidentes, desaparecimentos inexplicáveis e até mesmo mortes. No último mês de fevereiro guias do Aconcágua encontraram uma câmera fotográfica, um relógio e um braço com uma mão humana. Mais uma história misteriosa das montanhas.

A mão e o antebraço permaneceram conservados no gelo.

O porteador Marco Calamaro estava instalando cordas fixas no Glaciar dos Polacos quando encontrou algumas roupas e restos de um antigo acampamento.  Porém, ao olhar melhor avistou uma câmera fotográfica em um dos penitentes de gelo.  O equipamento tinha uma etiqueta com o nome de sua dona: Janet Johnson, uma professora norte-americana que morreu em 1973.

A câmera estava a 5.800 metros de altitude no chamado Acampamento Polaco II e foi levada para o acampamento de Guanacos. Lá o guia pediu a um fotografo que analisasse o material e esse averiguou que ela estava intacta, apenas com uma rachadura na lente e possuía 25 exposições feitas.

Mais uma descoberta sinistra

Após a expedição, em 23 de fevereiro, enquanto os guias estavam retirando as cordas de proteção, eles fizeram uma nova descoberta. Calamo e seu parceiro Fernando Arnaudi voltaram ao local onde foi encontrada a câmera. Lá eles encontraram uma mochila, roupas e uma mão com seu braço parcialmente cobertos em uma geleira. No pulso havia também um relógio.

Jeanet Johnson

Os dois levaram os restos de roupas e mochilas para Mendoza e avisaram a Patrulha de Resgate para que pudesse retirar o braço humano. Acredita se que a mão também pertence à Janet. O restante do corpo foi resgatado em 1975, dois anos após ela ter morrido. No entanto, a câmera, os equipamentos de montanha como o membro da montanhista se mantiveram conservados em virtude do frio e gelo na região.

Investigação de um antigo mistério

Até hoje não se sabe o que aconteceu a Janet. Ela estava junto com um grupo de sete pessoas quando desapareceu em 1973.  Junto com ela, também desapareceu o engenheiro da NASA John Cooper. Entretanto Cooper foi encontrado na sequência e um dos seus companheiros disse que ele havia sofrido um acidente e enfiado o piolet em seu abdômen durante uma queda.

Corpo de Cooper ao ser resgatado.

A causa da morte oficial de Cooper foi congelamento, entretanto as pessoas que o encontraram relataram que ele estava com os olhos abertos e expressão de medo ou horror.  Sabe-se que as vítimas de hipotermia tendem a ficar sonolentas e dormir antes da morte. Na época também corria-se o boato de os dólares que ele levava haviam desaparecido. Essa versão nunca foi confirmada nem negada, dando mais mistério ao caso.

Depois de dois anos, Janet foi encontrada com sinais de espancamento, porém o caso nunca foi esclarecido. Entretanto, com a descoberta de seus pertences pessoais voltam-se aos questionamentos de o que aconteceu com ela. Por isso, a família da montanhista autorizou que a câmera fosse levada a um estúdio especializado para tentar revelar as fotos e quem sabe descobrir alguma coisa a mais sobre esse mistério.

 

 

 

 

 

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

2 Comentários

  1. Getulio Rainer Vogetta
    Getulio Rainer Vogetta em

    Não conheço as particularidades do acidente que vitimou a escaladora, mas somente o fato de ter sido desmembrada (o que até onde sei não é normal acontecer em quedas ou morte por hipotermia nas.montanhas) já soa estranho e acende uma luz amarela.

Deixe seu comentário