O montanhista Carlos Santalena chegou ontem no cume do Makalu, quinta montanha mais alta do mundo localizada no Nepal.
Carlão, como é chamado no meio da montanha passou por um pequeno perrengue, mas conseguiu contornar os problemas e chegou no topo dos 8463 metros de altitude sem mais dificuldades, como relatado nas mídias sociais de sua empresa, a Grade 6:
“Nesta época do ano, o clima mais quente acaba derretendo um pouco do gelo e foi quando nosso guia passava por uma ponte de gelo a 8200m, provavelmente já afetada pelo sol, a ponte acabou cedendo e o guia Carlos caindo, o que pode acontecer comumente em uma expedição como esta, Carlos usando os procedimentos corretos, estava clipado a corda fixa e saiu da greta com auxílio do líder da expedição, este fato fez com que Carlos perdesse muito calor e a partir desta altitude 8200m o guia passou a utilizar o2 e posteriormente seguiu para cume, completou os últimos 263m”.
Este foi o quarto cume de Carlos Santalena em uma montanha de 8 mil metros. O montanhista de Campinas-SP, fez também o Everest (3 vezes), Manaslu e Lhotse.
Esta foi somente a terceira vez que brasileiros chegaram ao cume do Makalu. Em 2008 , os paranaenses Waldemar Niclevicz e Irivan Burda escalaram juntos a montanha.
VEJA MAIS:
:: O oitomilismo brasileiro – AltaMontanha