Relato por: Renan Schuller e Vanessa Laura Franz
No dia 11 de agosto de 2018, o principal objetivo da nossa viagem ao Peru, a tão sonhada travessia da Cordilheira de Huayhuash se iniciou. Um longo percurso de trekking contornando uma cordilheiras de montanhas impressionantes que são cenários de filmes e ousadas expedições de alta montanha.
O LUGAR
Quando falamos em Peru, a grande maioria pensa em Machu Picchu, trilha inca. Não! Nós montanhistas queremos mesmo é ir para Huaraz, templo do montanhismo peruano e se aventurar nas belas e “pouco conhecidas” montanhas desta região ao norte do Peru.
Ficando assim, distantes da grande massa de turistas que buscam as ruínas incas e mais perto de verdadeiros guias de montanha, trekkers e montanhistas de todo o mundo, e sem dúvida, viver um dos mais belos trekkings dos PLANETA!
Este é o local para uma viagem genuína, marcante e inesquecível. Certeza de uma grande aventura na meca do montanhismo de altitude da América latina!
“Bienvenido al mejor trekking del mundo”
Estamos falando de Huayhuash, que é considerado um dos mais belos trekkings do mundo. Esta cordilheira tem a maior concentração de montanhas nevadas acima de 5.400m de altitude. São vários picos nevados muito próximos um do outro, isso é sensacional!
Está localizada na região norte dos Andes Peruanos, cerca de 50 km ao sul da Cordilheira Branca e 200 km ao norte de Lima. Não é uma cordilheira muito extensa. De leste a oeste tem cerca de 25/30 km e de norte a sul cerca de 15/20 km, mas, que dentro abriga uma série de montanhas e lagoas espetaculares.
Sua altura máxima está no nevado Yerupajá, que com seus 6.617m, é a segunda montanha mais alta do Peru, o primeiro é Huascarán com 6.768m e está próximo da Cordilheira Branca.
A Cordilheira Huayhuash está entre três regiões (estados): Lima, Huanuco e Ancash. Neste último distrito está Huaraz, cidade que respira montanhismo, geralmente é o ponto de partida, cidade base escolhida pelos montanhistas.Da capital Lima à Huaraz são pouco mais de 400 km de viajem, cerca de 9 horas de ônibus ou 1 hora de avião.
O TRAJETO
O “Circuito Clássico“, do Huayhuash Mountain Trekking, faz uma rota circular em torno da cordilheira (geralmente no sentido horário), iniciando no acampamento Cuartelhuain e terminando após 130km, no pueblo de Llamac.
A rota completa com pontos de camping
Nesta travessia os maiores desafios são os passos ( local de transposição de uma montanha, com subidas ingrimes ), porém, os mirantes com vista para lagunas e os nevados nos faziam esquecer do cansaço e querer caminhar mais e mais para conhecer cada mirante desta magnifica região.
Além dos guias locais contávamos com a importante ajuda dos arrieiros, que levavam em mulas todo o equipamento de camping e alimentação. Também havia um cozinheiro para o grupo que preparava todas as refeições do dia. Só tínhamos que nos preocupar em caminhar e aproveitar o máximo nossa estadia na cordilheira das altas montanhas.
Esse incrível circuito é cenário de aventuras fascinantes e ousadas no Peru. Pouco explorada por brasileiros, um lugar de luta por terras, num passado não tão distante já foi abrigo de guerrilheiros do Sendero Luminoso.
Hoje, o maior problema que afeta o meio ambiente na cordilheira dos andes, é o efeito estufa, geleiras derretem em ritmo acelerado. O local também corre o risco de ser devastado pela extração de minérios levado por mineradoras estrangeiras. Isso preocupa a população local pois dependem da água das geleiras para seu sustento e os trekkers que vem em busca de aventuras nas montanhas nevadas.
Preparação
Como forma de preparação fizemos várias caminhadas na serra catarinense e antes de iniciar a travessia no Peru, fizemos 2 hikings de aclimatação que foram muito importantes para nos acostumarmos com o clima local que é bastante diferente do nosso.
A altitude faz com que o cansaço apareça rapidamente com apenas alguns passos. Porém com uma aclimatação correta o nosso corpo se adapta rapidamente. O circuito está em uma altitude média de 4.065m até 5.370m.
A aventura continua, clique aqui para ler o primeiro dia!
1 comentário
Gostaria de saber se consigo me acomodar em um grupo lá em huaraz, não tenho pessoas para formar um grupo aqui.
Fico muito agradecido se me der essa informação.