Relato por: Renan Schuller e Vanessa Laura Franz
Confira o post anterior sobre esta aventura, clicando aqui!
Domingo, 12 de agosto de 2018.
Cuartelhuain 4100 m. -> Paso Cacananpunta 4700 m. -> Punta Carhuac 4650 m. -> Camp Laguna Carhuacocha 4100m.
16km, em torno 7 a 8 horas de caminhada
Ás 5 da madrugada fazia frio e ventava, fomos acordados pelo guia com o tradicional mate de coca matinal, que além de hidratar te ajuda com os efeitos da altitude.
Logo após guardarmos os equipamentos, os guias já estavam nos esperando com o “desayuno” (café da manhã) servido.
Saímos do acampamento às 6 am. Começamos a caminhada adentrando rumo ao passo da montanha. A inclinação se tornou mais intensa até que após 4km e 600m de subida, alcançamos o primeiro ponto alto do dia, o passo Cacananpunta (4690m).
Estávamos ofegantes, mas felizes de nosso bom desempenho. Todos os integrantes do grupo tinham uma boa resistência. Percebemos que nossa aclimatação estava ótima e já estávamos caminhando quase sem sentir os efeitos de altitude.
O guia Pancho na frente, muito experiente, fazia o ritmo certo para caminhada.
O vento se fez presente e o céu estava incrivelmente azul. Descemos pelo outro lado do passo e continuamos pelo vale plano. Caminhar por aqueles descampados nos trouxe memórias do “Campo dos Padres“.
E durante o caminho, compartilhamos nossas aventuras na serra catarinense com os novos amigos e seguimos em direção ao acampamento Janca (4240m).
Continuamos por um suave aclive ao sul de Janca e alcançamos a passagem de Carhuac (4.640m) de onde se inicia um leve e longo declive até a Laguna Carhuacocha.
Descemos até chegar na melhor vista para a Laguna Carhuacocha e já estávamos quase no acampamento mais belo do circuito.
Como pano de fundo da Laguna Carhuacocha, estão os imponentes nevados Carnicero (5.960m), Siula Grande (6.344m) e Jirishanca (6.124m).
Essas montanhas são consideradas , as mais difíceis de se conquistar nos andes. Há também outros nevados menores como o Siula Chico e Jirishanca Chico. No final da tarde, podíamos ouvir diversas vezes os estrondo vindo das montanhas, provenientes de avalanches.
Laguna Carhuacocha à leste da Cordilheira Huayhuash, Região de Huanuco.
Chegamos impressionados com a vista desse primeiro dia de caminhada, ”se o primeiro é assim como seriam os próximos?”A emoção tomou conta nesse momento. A vontade foi de pular e dançar de tanta felicidade! Sentimento de muita gratidão à “Pachamama” (mãe terra).
Que tal a vista da nossa casinha?
Acampamos com vista para montanhas, ícones de Huayhuash, em destaque para os imponentes Jirishanca e Siula Grande que são cenário de uma incrível história real de escalada, narrada em filme e livro “Touching the Void” pelos alpinistas americanos Joe Simpson e Simon Yates.
Após um bom jantar fomos descansar, curtindo os últimos raios de sol por detrás da cordilheira!
Confira o próximo dia da expedição:
1 comentário
São todos esses dias sem banho?