Como escolher sua calça de trilha?

0

Se você está procurando por uma calça de trilha, provavelmente se deparou com diversas opções diferentes. Desde os modelos mais simples até os modelos que viram bermuda. Com tantas opções no mercado, fica complicado escolher qual modelo é melhor para você.

A calça ideal para sua atividade irá te trazer mais conforto.

Procurando te ajudar nessa escolha, vamos explicar as principais características de acordo com o modelo e o que você procura.

Para quem busca versatilidade:

Essa situação se encaixa para quem procura um modelo para utilizar tanto na montanha quanto no dia a dia. As principais características que você precisa conferir são:

  • Design moderno
  • Conforto
  • Respirabilidade
  • Leve
  • Compacticidade

Como o estilo aventura para calças sempre estará na moda, agora ela se apresenta em todas as modelagens, não interessa se ela é larga, ou justa , se o  modelo é jogger, bermuda, cigarrete, wide (aquela que desce reto), flare, você que escolhe. 

Nessa pegada mais esportiva, a Calça The North Face Sprag 5 Pocket Cargo é uma ótima opção, pois conta com design moderno e conforto, características indispensáveis para o dia a dia.

Além disso, com a evolução na tecnologia dos tecidos, as calças se adaptaram para este público formado por montanhistas, trilheiros, escaladores e peregrinos. São calças mais leves, que permitem o movimento e facilitam a evaporação do suor.

O cós alto e a modelagem mais larga vem de encontro com a calça cargo, super em alta, com os bolsos laterais grandes e utilitários, elas agradam em todos os ambientes.

Em ambientes de trabalho e eventos mais formais, é só escolher uma modelagem de alfaiataria e dar aquele toque cool no seu dia a dia, com todo o conforto de tecidos respiráveis. Uma ótima indicação é a Calça Salomon Peak.

Para ir à montanha: 

Para os montanhistas e trilheiros, as calças-bermudas são interessantes nelas justamente pela praticidade em virar bermuda ou calça. Isso é importante em ambientes onde se começa a caminhar na madrugada, enquanto está frio, e continua caminhando no decorrer do dia, quando normalmente está mais quente.

Além disso, quanto mais funcional melhor, por isso, bolsos são indispensáveis, sejam eles com zíper ou sem. E falando no bolso, é importante que permitam que a água saia facilmente, para o caso de utilizar em dias chuvosos ou tenha que entrar em rios e lagos.

Outras características que são interessantes observar: 

  • Tecido resistente: Ele garantirá que a sua calça te acompanhe durante anos. A queridinha pelos montanhistas brasileiros é a Calça Curtlo Guide, que possui um material grosso nos principais pontos de abrasão.
  • Tecido leve: Apesar do tecido leve ser inversamente proporcional aos mais resistentes, algumas opções conseguem equilibrar bem as duas coisas, um exemplo disso é a Calça Bermuda Hard Adventure Bio.
  • Tecido elástico: Nem todos os modelos contam com elastano em sua composição, porém, se julgar que a máxima mobilidade é importante para você, não descarte a importância desse material. Uma indicação é a Calça Curtlo Trail EC50+.
  • Secagem rápida: Uma característica existente em quase todos os modelos, mas que se destaca em alguns modelos específicos, normalmente mais leves e finos, como na Calça Columbia Silver Ridge.

    Uma calça que não te segure ou prenda seus movimentos irá te ajudar nas trilhas mais dificeis.

Vale lembrar que cada situação pede alguma dessas características, por exemplo, se a montanha tiver muita escalaminhada e grampos, a elasticidade é indispensável; no caso das trilhas mais fechadas, a resistência se sobressai; já para peregrinações e trilhas mais abertas, a leveza, compacticidade e rápida secagem são necessários.

Para ir escalar:

Para os escaladores, duas características são extremamente importantes, a elasticidade e a resistência. Via de regra, bolsos e outras características são secundárias.

  • Elasticidade: Ela é importante porque os movimentos na rocha muitas vezes exigem muita amplitude nas pernas, ou seja, a calça não pode limitar os “movimentos de abertura”.
  • Resistência: Em função do atrito com a rocha, a calça deve contar com um material robusto, que permita você “raspar” na rocha sem ela ser danificada.

Além desses atributos, escolha um modelo com o cós mais alto, porque você está em uma situação em que a roupa não pode atrapalhar durante sua atividade.

Para peregrinação:

Para peregrinações, como o Caminho da Fé no Brasil e o Caminho de Santiago de Compostela na Europa, é indispensável a leveza, secagem rápida e compacticidade.

  • Leveza: é importante para evitar o peso em excesso, afinal, uma peregrinação dura diversos dias.
  • Secagem rápida: para evitar que você tenha que levar muitas peças de roupas para as pernas, um modelo de calça bermuda que seque rápido garantirá que ela seque nos refúgios durante a noite, e possam ser utilizadas novamente no dia seguinte.
  • Compacticidade: assim como a leveza, a compacticidade garante que a sua mochila não terá um volume excessivo. 

Para percorrer longas distância é importante um equipamento confortável e de qualidade.

Por fim, não deixe de conferir os melhores modelos de calças que a Loja AltaMontanha tem para oferecer clicando aqui!

Seguem algumas dicas que valem ser reforçadas:

Como escolher sua calça de trilha?
  1. Se você quer versatilidade, a calça deve contar com design moderno, conforto, respirabilidade, leveza e compacticidade.
  2. Para quem quer praticidade, a calça-bermuda é o modelo ideal.
  3. Quer praticar montanhismo? Então é interessante que o tecido da calça contenha leveza, elasticidade, resistência e secagem rápida, de acordo com a sua necessidade.
  4. No caso dos escaladores, resistência e elasticidade são indispensáveis.
  5. Para os peregrinos, a leveza e a compacticidade se fazem necessários. Além disso, a secagem rápida é sempre bem vinda.

Compartilhar

Sobre o autor

Montanhista e Supervisora de Ecommerce da Loja AltaMontanha, responsável por solucionar as dúvidas de clientes quanto ao uso de equipamentos, nos mais diversos ambientes do mundo.

Deixe seu comentário