De acordo com as autoridades nepalesas o corpo da atleta Hilaree Nelson foi encontrado na encosta sul do Manaslu. A montanhista americana estava desaparecida desde segunda-feira, 26/09, pela manhã. Hilaree e seu parceiro de escalada Jim Morrison haviam chego ao cume nesse mesmo dia e iniciaram a descida esquiando. No entanto, apenas Morrison chegou ao destino.
Testemunhas relataram que ela havia caído em uma greta de gelo com cerca de 25 metros de altura, enquanto outras pessoas diziam que ela havia pego o caminho errado e teria sido arrastada por uma pequena avalanche.
::Leia também: Montanhista brasileiro presencia avalanche no Nepal
O companheiro de escalada dela também relatou o que aconteceu em suas redes sociais. “No dia 26 de setembro, às 10h42, alcançamos o verdadeiro cume de Manaslu em condições difíceis. Rapidamente passamos da escalada para o esqui no frio e no vento com um plano de esquiar na crista e reencontrar com nossa equipe sherpa. Esquiei primeiro e depois de algumas curvas Hilaree me seguiu e começou uma pequena avalanche. Ela foi arrastada para fora de seus pés e levada por uma estreita encosta de neve pelo lado sul (oposto da rota de escalada) da montanha por mais de 1,5 km. Fiz tudo o que pude para localizá-la, mas não consegui descer pelo rosto, pois esperava encontrá-la viva e viver minha vida com ela.”
O resgate
Ainda não se sabe a causa da morte da atleta. Todavia o corpo foi localizado parcialmente soterrado na neve pela equipe de busca e resgate que sobrevoava a região na manhã de hoje, 28/09. Seu parceiro, Morrison, participou da remoção do corpo e falou sobre a tragédia. “Ela é a pessoa mais inspiradora da vida e agora sua energia guiará nossas almas coletivas. A paz esteja com todos nós. Ore por sua família e comunidade que está amplamente espalhada por todo o nosso planeta. Estou devastado com a perda dela”, falou.
“Jim nos disse que eles literalmente desenterraram o corpo do gelo congelado”, contou Sachindra Kumar Yadav, Oficial de Ligação da montanha. A atleta foi transferida para Kathmandu onde será realizada uma autópsia para verificar a causa da morte
Hilaree tinha de 49 anos e foi a primeira mulher a escalar o Everest e o Lhotse em 24 horas, no ano de 2012. Ela voltou ao Lhotse, em 2018, para se tornar a primeira mulher a descer essa montanha esquiando. Assim, no mesmo ano ela recebeu o título de ‘Aventureira do Ano’, da National Geographic. O talento e bom desempenho da atleta lhe rendeu o apoio da marca The North Face.