Dia da Amazônia – confira 4 montanhas pouco conhecidas no meio da floresta

0

Hoje é o Dia da Amazônia, uma data criada em 2007 com o objetivo de conscientizar a população brasileira sobre a importância da preservação desse bioma e maior floresta tropical do mundo. A floresta Amazônica

Ao se pensar em Amazônia logo nos lembramos da imensa mata e dos rios ou até mesmo da enorme biodiversidade e inúmeros recursos naturais. Mas a floresta também abriga montanhas. As mais famosas são o Monte Roraima e o Pico da Neblina que é também o ponto mais alto do Brasil.

Mas essas não são as únicas montanhas protegidas pelas selva Amazônica. Confira outras  quatro montanhas pouco conhecidas no meio da floresta:

Serra Grande em Cantá

A Serra Grande possui 1.150 metros de altitude. No entanto, esta localizada a cerca de 70 km de Boa Vista, Roraima, essa montanha atrai muitos visitantes e aventureiros. Ela possui belezas naturais como os igarapés, a cachoeira Excalibur e a fauna e a flora preservada, bem como um belo visual para a floresta Amazônica e para o Rio Branco. No entanto, é recomendado que seja escalada apenas por pessoas com bom preparo físico e na companhia de um guia.

Serra Grande em Cantá – Foto: Rogean Caleffi

Serra do Aracá

A Serra do Aracá está localizada na fronteira do Amazonas com a Venezuela. No local foi criado o parque Estadual da Serra do Aracá em 1990, no entanto ele também está dentro de terras indígenas e para visitá-lo é necessário autorização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

Com 1.746  metros de altitude, a serra possui diversas espécies endêmicas, ou seja, animais e plantas que só existem nesta região. Também está localizada nessa região o Salto El Dorado, que é a maior cachoeira da Amazônia com 353 metros de altura e o Abismo de Guy Collet que é considerada a caverna mais profunda do mundo. As trilhas para chegar a essas atrações são de difícil acesso ou feitas através dos rios.

Serra do Acará no Amazonas

Serra da Mocidade

Para chegar a Serra da Mocidade é preciso percorrer rios e iguarapés. Além do difícil acesso, as montanhas estão dentro do Parque Nacional da Serra da Mocidade que não é aberto para visitação.  Por ser uma região isolada, a fauna e a flora estão preservadas. A altitude máxima na Serra da Mocidade é de 1992 metros de altitude.

Serra da Mocidade em Roraima

Monte Caburaí

O monte Caburaí possui 1465 metros de altitude e está localizado na fronteira do Brasil com a Guiana, no extremo norte do Brasil. Para chegar até lá é preciso uma verdadeira expedição em meio a selva, cruzando rio e áreas alagadas. Assim como a Serra da Mocidade a dificuldade de acesso garante a preservação do local que conta com uma densa floresta com vegetação e fauna preservadas.

 

Monte Caburaí – extremo norte do Brasil

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário