Escaladora chinesa de 9 anos encadena 8b+ (10c Brasil)

0

Em um esporte como a escalada é comum se imaginar que as pessoas mais altas e mais fortes se dão melhor. No entanto, engana-se quem tem esse conceito formado, uma vez que isso nem sempre acontece. A pequena escaladora chinesa, Ziheng Qiu, de apenas 9 anos  encadenou seu primeiro 8b+ francês, o equivalente ao 10c na graduação brasileira, e se tornou um exemplo disso.

A pequena Ziheng Qiu na desafiadora via.

A via escolhida por Ziheng é chamada China Climb está localizada nas White Mountain em Yangshuo, China. A linha foi conquistada em 2006 por Logan Barber  e é uma das mais clássicas e concorridas da China. No entanto, ela ainda tem poucas repetições, entre elas a cadena de Meini Li, de 10 anos, outra jovem notável escaladora.

Ziheng se tornou a escaladora mais jovem a atingir essa graduação. No entanto, ela ainda tem a chance de alcançar e até ultrapassar o francês, Théo Blass, que aos 10  anos de idade se tornou o escalador mais jovem a atingir a graduação de 8c (11a brasileiro). Ele escalou Souvenirs du pic em Saint Guilhem le Desert, em 2020.

A escaladora chinesa segue a tendência de evolução do esporte em que os escaladores estão atingindo graus elevados cada vez mais cedo. Adam Ondra o renomado escalador tcheco conquistou seu primeiro 8c aos 11 anos de idade. Já Brooke Raboutou encadenou um 8b aos 9 anos de idade.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário