Fator R, aprenda como escolher um isolante quentinho para sua aventura

1

Escolher um isolante térmico de boa qualidade para o seu Sistema de Dormir é fundamental para a sua aventura ter mais conforto.  Para um montanhista é importante que esse equipamento além de confortável seja quente, resistente, leve e ocupe pouco espaço. Assim, o isolante te ajudará a ter noites de descanso melhores na montanha.

Um bom isolante em seu sistema de dormir te dará uma noite de sono muito mais tranquila.

Em um Sistema de Dormir para montanha você terá basicamente um isolante e um saco de dormir e pode acrescentar um liner  e um travesseiro para melhorar seu conforto. Nesse caso, de nada adianta um super saco de dormir se você não tiver um bom isolante térmico.

Os isolantes infláveis ou auto infláveis são uma boa opção para economizar espaço na mochila. Já os de célula fechada, são resistentes e leves e podem ser carregados pendurados com tranquilidade. No mercado existem vários modelos e marcas, mas como saber qual é o mais quentinho?

O Fator R

Uma das formas é analisar através da certificação de resistência térmica, que teve origem nos estudos da construção civil para identificar qual a capacidade que cada material tem de resistir à troca de temperatura de um lado para o outro. Essa certificação é chamada de “Fator R”, e no caso de isolantes para acampamento, nada mais é do que a capacidade de isolar o frio do chão do calor do corpo humano. O efeito contrário, também é analisado, afinal ninguém quer perder calor para o chão.  Assim, o isolante deve funcionar com uma barreira e impedir a troca de temperatura de ambos os lados.

Em 2020, essas medidas foram padronizadas para que seja possível comparar o Fator R em diferentes marcas. Ele vai de 0.7 até 5.0, sendo que quanto maior o Fator R, maior será a propagação de calor do isolante térmico para o corpo do usuário, ou seja, mais quentinho.

Os isolantes são testados entre duas placas, uma quente e outra fria para descobrir a sua resistência.

A Sea To Summit criou uma tabela que é usada internamente e pode ser um parâmetro de correspondência entre o Fator R a temperatura que ele pode suportar. Claro que para isso há diferentes variáveis como a temperatura do saco de dormir e até mesmo o seu sexo e o seu metabolismo. Todavia, se você não quer passar frio na montanha, combinar os itens do seu Sistema de Dormir com a temperatura do ambiente vai te ajudar bastante.

Tabela de Valor R x Temperatura. Fonte: Geartips

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

1 comentário

  1. Pingback: Fator R, aprenda como escolher um isolante quentinho para sua aventura – Como fazer?

Deixe seu comentário