A montanhista tailandesa Grace Tseng chegou ao Acampamento Base do K2 no último domingo, 23/01. A jovem montanhista pretende escalar a montanha da morte em pleno inverno, no entanto terá que correr contra o tempo para conseguir esse feito.
Para chegar ao topo do Esporão de Abruzzo, rota escolhida por Grace para subir o K2, ele contará com a ajuda de uma poderosa equipe de Sherpas composta por Nima Gyalzen Sherpa, Chhiring Sherpa, Dawa Sherpa, Furi Sherpa, Ngima Tendi Sherpa e Ngima Dorje Tamang.
:: Leia também: Conquista do K2 Invernal termina com morte de alpinista
Todavia, os especialista em montanhismo de altitude acreditam que a expedição esteja começando tardiamente e que isso pode prejudicar as chances de cume. Grace não divulgou o motivo do atraso, mas acredita-se que tenha ocorrido devido os entraves burocráticos para entrar no Paquistão devido à pandemia.
Com apenas 28 anos de idade, o objetivo de Grace é se tornar a primeira mulher taiwanesa a escalar todos os 14 picos de 8 mil antes de completar 30 anos. Com isso ela se tornaria a pessoa fora da etnia Sherpa mais jovem a completar o projeto. Ela já conseguiu quatro deles: o Everest, o Lhotse, o Dhaulagiri e o Kangchenjunga que escalou durante o último outono.