Grande massa de gelo se desprende de montanha no Chile

0

Ontem, dia 16 de Março, uma enorme massa de gelo se desprendeu do Alto San Juan, ou Mesón Alto, montanha de 6020 metros localizada no Cajon del Maipo, vale próximo da capital chilena Santiago.

VEJA MAIS:

:: Quais são as montanhas acima de 6 mil metros nos Andes

O Alto San Juan é uma montanha fronteiriça com a Argentina e fica próxima ao Embalse del Yeso, um lago artificial que é bastante visitado por turistas de Santiago. Neste local ocorrem as obras da hidrelétrica de Alto Maipo, uma obra polêmica e canaliza diversos rios e os drena para um túnel de 70 km com o objetivo de gerar energia elétrica no médio curso do rio.

Ambientalistas criticam a obra e culpam Alto Maipo pelos danos ambientais da região. No entanto, no mês de Março é quando mais há degelo dos glaciares da região e 2020 foi marcado por ser um dos anos mais secos dos últimos anos, fatores que podem ter desencadeado o desprendimento do gelo nas vertentes da montanha.

Seja qual for a causa, a perda massiva de gelo nas montanhas é ruim para os habitantes de Santiago, que vivem numa região semi árida, onde a água depende dos glaciares. É ruim também para o projeto hidrelétrica. Com rios cadas vez mais secos, o potencial de produção de energia é cada vez menor e isso pode levar o projeto de Alto Maipo, que já é um dos mais caros da história do país andino, a ser um fracasso financeiro.

Desprendimento de gelo no Alto San Juan. Foto de Glaciares Libres.

Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário