Jovem escaladora de 13 anos encadena nova via de 9a

0

Apesar da pouca idade a jovem atleta da escalada Amanda Criscuoli já coleciona alguns feitos e varias cadenas. A última conquista da gaúcha de 13 anos foi a via O Herege na Gruta da Terceira Légua em Caxias do Sul, graduada em 9A brasileiro (7c francês). Assim, ela é considerada a escaladora mais jovem do Brasil a chegar ao nono grau.

Amanda escalando em Caxias do Sul.

Amanda relatou que esta muito feliz com essa cadena e que pensou em desistir da via pela dificuldade. “Foram várias tentativas, alguns finais de semana e muita dedicação! Confesso que pensei até em desistir porque caí mais de uma vez indo para parada, não sabia mais o que fazer, mas NÃO desisti e hoje tenho essa cadena”, publicou em seu instagram.

Amanda escala desde muito pequena e começou a se dedicar profissionalmente ao esporte aos seis anos de idade.  Entretanto, essa é a segunda via dessa graduação encadenada pela jovem escaladora. Em 2019, Amanda mandou a via Premonição também localizada na Gruta da Terceira Légua com graduação de 9A.

A escaladora também possui premiações em campeonatos mundiais com destaque para o 1º lugar no Campeonato Brasileiro de Boulder em 2017.  E a participação em campeonatos mundiais como em Arco na Itália (2018) e o Panamericano do Equador (2019).

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário