Kristin Halira escala o Makalu, sua 6ª montanha de 8k em menos de um mês

0

Na manhã de hoje, 27/05, a montanhista norueguesa Kristin Halira chegou ao cume do Makalu 8463m, a quinta montanha mais alta do mundo. Assim, ela completa a ascensão da sexta montanha acima de oito mil metros em menos de um mês. Ela e sua equipe estão retornando para o Acampamento Base e em breve relatarão com mais detalhes essa subida.

Kristin Halira já começou superando a marca de Nims ao escalar as seis montanhas em menos de 30 dias.

O que se sabe até o momento, é que Kristin, acompanhada por Dawa Ongju Sherpa e Pasdawa Sherpa, chegou ao cume às 10h40. No último mês ela também escalou o Everest e o Lotse (no mesmo dia),  Kangchenjunga (8.586 m), o Dhaulagiri (8167m) e o Annapurna (8.091 m). O objetivo da montanhista é bater o recorde de Nirmal Nim’s Purja que escalou as 14 montanhas de oito mil metros em pouco mais de seis meses. A primeira fase do projeto correu perfeitamente bem e ela saiu na frente de Nim’s. No entanto, ainda faltam oito montanhas, para ela escalar nos próximos cinco meses.

Quem é Kristin Halira?

A norueguesa de 36 anos deixou seu emprego em 2019 para buscar o seu sonho que era escalar os 7 cumes e se tornar guia de montanha. Em 2021 ela escalou dois oito mil no Nepal (Everest e Lhotse) e conta que se sentiu muito bem, mesmo em uma altitude tão grande e por isso decidiu se desafiar ainda mais. Por que não escalar as 14 montanhas de oito mil?

Kristin diz que se inspirou na história de Nim’s que queria mostrar para o mundo que os nepaleses não são apenas meros coadjuvantes no montanhismo. Ele não só apenas conseguiu mostrar a força do seu povo como teve sua saga retratada no filme 14 Peaks. Assim, a montanhista relatou que pretende mostrar para o mundo a força de uma mulher. “O projeto receberá grande atenção nacional e internacional e é importante para o futuro. Espero que facilite um pouco o caminho para as meninas no futuro e mostre que também podemos escolher uma vida que vá além do que é considerado um modo de vida “normal””, escreveu. ““Eu sou rápida, eu sou forte e quero mostrar que isso é possível”.

Para financiar esse projeto ela conta com o patrocínio da famosa marca de relógios Bremont, e por isso deu o nome ao desafio de Bremont 14 Peaks. No entanto ela também criou uma vakinha, com a qual pretende arrecadar cerca de 600 mil euros.

 

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário