Marc Batard e equipe conseguem abrir nova rota no Everest

0

O montanhista francês Marc Batard e sua equipe chegaram ao Nepal com um audacioso projeto: encontrar uma nova rota para escalar o Everest. De acordo como o montanhista, essa nova rota irá contornar a Cascata do Khumbu e com isso se tornará mais fácil, segura e assim “salvar vidas”.

Nova rota desvia por trecho rochoso do Nuptse. Foto: Foto: Lucien Boucansaud

Essa semana o filho de Batard, Allan e o guia Yorick Vion concluíram a abertura da nova rota na encosta sul do Everest. Para isso, a equipe estabeleceu um novo acampamento base em Gorakshep (5.150 m), que é mais confortável e menos frio que o atual Acampamento Base do Everest. De lá eles seguiram desviando da temida Cascata do Khumbu por um contraforte rochoso na encosta sudoeste do Nuptse.

A equipe optou por esse caminho por ser um trecho rochoso e menos instável que o gelo da rota tradicional. Assim, após cerca de uma semana de trabalhos, os dois integrantes da equipe alcançaram o cume do Pico Sundare, uma montanha satélite do Everest, nunca escalada anteriormente.

Nesse local deverá ser estabelecido o acampamento 1. Para chegar até lá foram usados cerca de mil metros de cordas e paraboltes. “Na primavera, consertaremos os 400 metros restantes para alcançar o acampamento 2”, disse Allan. No entanto, a equipe pretende transformar a rota em uma via ferrata, tornando-a mais acessível a montanhistas e Sherpas carregados com muito peso.

Batard comemora 70 anos com nova rota

Batard, o idealizador do projeto fez aniversário ontem, 22/11 e comemorou a conquista. “O mais lindo presente de aniversário para meus 70 anos é esta foto de Yorick Vion no topo do Pico Sundare (5.880 m) com meu filho Alan. Acabaram com a abertura do caminho que vai salvar vidas ”, escreveu.

Durante a próxima temporada de primavera no hemisfério norte, a equipe deve voltar e testar o novo caminho. Assim, Batard pretende chegar até o cume mais uma vez sem oxigênio e se tornar o homem mais velho a fazer isso.

Allan Batard e Vion no cume do Pico Sundare. Foto: Yorick Vion.

Sajid Sadpara deixa a expedição

A equipe contava com a presença do alpinista paquistanês Sajid Sadpara, filho de Ali Sadpara que faleceu na tentativa de escalar o K2 durante o inverno passado. No entanto, Sajid adoeceu antes de chegar ao Acampamento Base do Everest e foi evacuado de helicóptero para a capital Katmandu.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário