
Vania e seu pai na base do Ojos del Salado
Com 6893 metros de altitude, o Ojos del Salado é uma montanha impressionante. Localizada na Puna do Atacama, região alta e árida dos Andes, seu acesso se dá por carros 4×4 e atingir seu cume é uma tarefa árdua que exige preparo físico e muito resistência ao frio, que pode chegar facilmente aos -30 graus.

Vania Malén Vazquez de 10 anos de idade.
No entanto, isso tudo não foi páreo para a pequena Vania Malén Vazquez de apenas 10 anos, que junto com seus pais Aníbal Vazquez e Patricia Reynoso atingiram o cume da montanha no último dia 21 de Dezembro.
Não foi a primeira vez que Vania esteve no Ojos del Salado. A primeira vez na montanha foi quando ela tinha 8 anos de idade. Naquela ocasião, ela atingiu a altitude de 6400 metros e acabou desistindo.
A família de Vania foi muito criticada por submeter a criança a riscos tão grandes. No entanto ela é natural da cidade de Antofagasta de la Sierra, localizada numa altitude de 3600 metros e que é reconhecida como sendo uma das principais cidades da Puna argentina. Nascida e criada em altitude, sua adaptação ao ar rarefeito foi muito mais fácil do que para pessoas normais.