O Dia Internacional da Montanha do ano de 2019 será lembrado com mais um marco para história do montanhismo. A atividade de escalar montanhas foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco no último 11/12. A declaração foi feita durante a décima quarta sessão do Comitê Intergovernamental em Bogotá. E essa foi a primeira vez que o Comitê se reuniu na América Latina.
![](https://altamontanha.com/wp-content/uploads/2019/12/Gustavo-Jordaky-IMG_1694.jpg)
Equipe chegando ao cume do Huayna Potosí – Foto: Gustavo Jordarky
Além do montanhismo também fazem parte da lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade 2019 outras 35 expressões culturais do mundo. Ainda entre elas estão o Bumba Meu Boi do Maranhão no Brasil; o Conhecimento, técnicas, tradições e práticas relacionadas ao cultivo e exploração de Tamareira nos países árabes; o canto bizantino do Chipre e Grécia; e o tiro com arco tradicional da Turquia.
![](https://altamontanha.com/wp-content/uploads/2019/12/Galera-descansando-a-5300m-Roi-Negri-e-Cedric-Chamaillard-Foto-de-Gabriel-Tarso-scaled.jpg)
Parceiros de montanha descansando.
Características do montanhismo
Veja alguns pontos citados pela Unesco que ajudaram do montanhismo se tornar um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade:
- A prática do montanhismo requer ter uma série de habilidades físicas, práticas e intelectuais, além de saber como usar técnicas, equipamentos e materiais, como piolets e crampons.
- Seus praticantes compartilham uma cultura que integra o conhecimento do ambiente de alta montanha como a história da prática de escalada e seus valores.
- O alpinismo requer a posse de conhecimento ambiental sobre o ambiente natural das rotas de escalada, mudanças nas condições climáticas e o risco de desastres naturais.
- O apego de seus praticantes à elegância da escalada, a contemplação da beleza das paisagens e a íntima relação com a natureza.
- A prática do alpinismo implica a adoção de princípios éticos que se baseiam no compromisso individual de cada alpinista de não deixar vestígios para trás e no dever de fornecer ajuda aos outros alpinistas.
- O espírito de equipe, simbolizado pela corda, é outro elemento essencial da mentalidade dos alpinistas que, na maioria das vezes, estão agrupados em clubes dedicados a espalhar essa prática esportiva por toda parte.