Após quase vinte dias do resgate histórico de 32 pessoas no Pico dos Marins, o sol enfim volta a dar as caras na montanha de 2420 metros na Serra da Mantiqueira. Motivados pela pequena janela de bom tempo, um grupo de praticantes de Hike and Fly, uma modalidade que mistura ascensões rápidas em montanhas com voo de parapente, chegou no topo do Marins neste domingo, dia 23 de janeiro, e pode conferir o lixo e o material abandonado desde o dia 5 de janeiro.
O material abandonado é composto por barracas quebradas, restos de roupas molhadas, sacos de dormir, panelas, garrafas, embalagens de comida. As imagens abaixo, filmadas por um piloto de parapente chamado Jeferson mostram a quantidade de lixo que foi deixado no cume da montanha.
Jeferson e seus amigos juntaram todo o lixo deixado no cume para facilitar o trabalho da equipe, contratada pelo líder do grupo resgatado, que fará a limpeza do local.
Ver essa foto no Instagram
Relembrando o episódio
O grupo resgatado no Pico dos Marins no dia 5 de janeiro era composto de seguidores do coach Pablo Marçal, um influencier nas mídias sociais que mistura motivação pessoal com messianismo. No site do influencer se ele diz escritor de best-sellers e criador métodos que promete “destravar” pessoas rumo a uma vida de sucesso profissional e prosperidade. Ele também diz ser um dos “maiores nomes do marketing e branding digital do Brasil“.
A ascensão ao Pico dos Marins, de acordo com as postagens de Marçal, faz parte de um treinamento intitulado “Pior ano da sua Vida”, que envolve inúmeras provações ao longo do ano de 2022 que promete, nas palavras do autor “destravar a minha próxima década”. O coach, com insinuações messiânicas, promoveu o evento fazendo uma analogia entre subir uma montanha e subir na vida tendo sucesso pessoal e profissional.
O grupo era composto de 67 integrantes e toda ascensão foi filmada e postada em uma rede social do influencer. Nos vídeos, é possível observar que o grupo parte para a trilha já debaixo de uma forte chuva. Enquanto o coach usa palavras motivacionais para incentivar a ascensão em péssimas condições metereológicas, é possível ver as árvores balançarem com a força dos ventos que pela madrugada devastou o acampamento do grupo no cume do Pico Dos Marins, deixando os ocupantes das barracas desabrigados e sob o risco de ter hipotermia.
Na descida, realizada com o auxilio dos bombeiros, o coach Pablo Marçal chega a dizer que ele contrataria “sherpas” que desceriam as barracas abandonadas. Marçal de fato contratou pessoas para remover o lixo deixado na parte alta da montanha. De acordo com Luís, o arrendatário da propriedade que dá acesso ao Pico dos Marins, ele e sua equipe já fez duas incursões montanha acima para remover o material abandonado. Entretanto as chuvas dificultaram o trabalho.
O limpeza dos Marins continuará nos próximos dias na dependência de bom tempo.
1 comentário
Como proprietario a mais de 50 anos ,da base dos marins ,vmos deixar claro ,que um calhorda deste naipe ,e persona no grata nesta regiao,continuaremos a preservar e cultuar o respeito a natureza e a importancia das arvores e rios