O Alpinista Nirmal Nims Purja completou a escalada do Manaslu, a sua 13º montanha de oito mil metros nesta manhã. Com esse feito, falta apenas uma montanha para ele finalizar em tempo recorde o desafio de escalar todas as montanhas mais altas do planeta.
Por volta das 7h50 no horário local, Nims e sua equipe chegaram ao topo do Monte Manaslu, na China. Com 8.163 metros de altitude, essa é considerada a oitava maior montanha do mundo. De acordo com Tashi Lakpa Sherpa, da Trek Seven Summits, eles estão em segurança e retornando para o acampamento base.
Purja tem origem Sherpa, mas durante a sua vida trabalhou na elite do exercito britânico até deixar tudo para se tornar alpinista. Esse ano ele lançou o Project Possible 14/7 com o objetivo de escalar todas as montanhas acima de oito mil metros em apenas 7 meses. Até agora já se passaram 158 dias.
A próxima montanha que ele deve escalar é o Monte Shishapangma, porém ainda não há definição se o governo chinês autorizará a entrada nessa montanha. Para concluir o seu projeto e ser o homem mais rápido a escalar os 14 oito mil, Purja precisa chegar ao cume dessa última montanha até o mês de novembro.
O alpinista esta fazendo apelos em suas redes sociais e tentando uma permissão especial para escalar essa montanha. “O Shishapangma foi fechado nesta temporada pelo governo chinês. Espero que eles me permitam escalar pela boa fé e pelo reconhecimento do esforço humano. Neste momento, não tenho ideia do que devo fazer. Se alguém puder me ajudar nesse assunto, ficaria agradecido”, postou Nims em seu twitter.
O recorde atual é de sete anos, 10 meses e seis dias pelo alpinista coreano Kim Chang-ho em 2013. Seguido pelo polonês Jerzy Kukuczka, que concluiu o projeto em sete anos e 11 meses em 1987.
Entre os alpinistas brasileiros que buscam concluir a escalada das montanhas mais altas do mundo, lideram Waldemar Niclevicz com sete dessas montanhas escaladas e Cleonice Pacheco Weidlich que alega ter escalado oito dessas montanhas.
Confira as datas de cada cume do Alpinista Sherpa Nirmal Purja:
- Monte Manaslu – 27 de setembro
- Cho Oyu – 23 de setembro
- Broad Peak – 26 de julho
- Monte K2 – 24 de julho
- Gasherbrum II – 18 de julho
- Gasherbrum I – 15 de julho
- Nanga Parbat – 03 de julho
- Monte Makalu – 24 de maio
- Monte Everest – 22 de maio
- Monte Lhotse – 22 de maio
- Monte Kanchenjunga – 15 de maio
- Monte Dhaulagiri – 12 de maio
- Monte Annapurna – 23 de abril