Nobor Imaguire, marumbinista dos anos dourados do montanhismo do Paraná, se despediu de nós no último domingo, 17/05, em Curitiba. Conhecido como Lanterna na montanha, Imaguire faleceu em casa aos 92 anos de idade.
Lanterna foi um grande pioneiro do montanhismo paranaense, tendo subido mais de 30 vezes o conjunto do Marumbi desde que conheceu o lugar e se apaixonou pela montanha em 1946. Ele também calculava ter escalado mais de 90 vezes o Pico Paraná e foi um dos responsáveis por grandes conquistas no estado.
As grandes conquistas de Lanterna
Entre as aventuras de Lanterna se destacam a conquista do Siririca e do Agudo do Cotia em 1949, ao lado dos irmãos Osiris e Orisel Curial (Arame e Vespa). Esta empreitada foi realizada em uma única semana, o objetivo era alcançar apenas o Siririca, mas como haviam carregado suprimento suficiente para 10 dias, os três decidiram seguir em frente e chegaram até o Agudo do Cotia.
Ele também foi responsável pela primeira ascensão ao Ferraria em 1950 junto com os companheiros Rudolf Stamm (Professor), Waldemar Bucken (Gavião) e Herbert Becker (Dr. Mendes).
Seu apelido aparece ao lado de outras ilustres figuras do montanhismo em inúmeras aventuras e conquistas pela Serra do Mar. Entretanto suas andanças pelas montanhas também lhe renderam uma outra paixão, a botânica. A qual influenciou em sua carreira como Engenheiro Agrônomo e professor, com diversos estudos sobre a flora do estado do Paraná. Todavia, Imaguire também foi cantor de opera e era considerado “um poço de sabedoria e competência”, como descreveu Vitamina, seu amigo de montanha.
3 Comentários
Há um erro na descrição dos Apelidos.
Rudolf Stamm era conhecido como Mosquito e depois como Marumbi. O Professor era o apelido de Erwin Gröger….
Muito obrigada pela correção, já atualizamos o texto!
Que Deus o tenha no lar celestial ..grande homem ..querido por todos , tive o prazer de cuidar dele como enfermeira . Muito amado pela Família e por mim ..que Deus console a Família do Sr. Nobor ..deixa imensas saudades …😢😢😢🙏🙏🙏