O que são os Lúmens das Lanternas?

0

Na hora de escolher, uma das principais dúvidas é se a quantidade de lúmens que o equipamento possui é adequada para atividade pretendida.

Na hora de escolher, uma das principais dúvidas é se a quantidade de lúmens que o equipamento possui é adequada para atividade pretendida. Para isso, temos que entender…

O que é o Lúmen?

Do latim lúmen que significa luz, é uma unidade de medida utilizada para mensurar a luminosidade ou o fluxo luminoso, cujo o símbolo é (lm).

Em outras palavras, ele (o lúmen) indica a intensidade de luz que a sua lanterna vai produzir, ou seja, quanto maior a quantidade de lúmens existentes, mais forte será a quantidade de luz que ela consegue produzir.

Naturalmente lâmpadas que geram mais lúmens consumirão uma quantidade maior de energia (em teoria…).

Para facilitar, montamos uma tabela que vai ajudá-lo a entender melhor essa relação lúmen/distância/duração. Lembrando que os valores abaixo podem variar um pouco de acordo com o fabricante e o modelo da lanterna.

Por que às lanternas com maior quantidade de lúmens são mais caras?

A resposta é simples: devido a sua tecnologia e ao fator de proteção contra objetos sólidos e líquidos, o famoso índice IP, ou IPX (que já falamos nesta matéria) .

Em outras palavras, não basta termos apenas uma lâmpada dentro de uma embalagem, é necessário que ela tenha um alto grau de impermeabilidade. Neste caso, esse sistema de vedação, acaba encarecendo o produto, pois a humidade causada pelo suor das mãos e da cabeça são muito altas e podem danificar o produto.

Outro fator que faz com que marcas como Naturehike, Petzl, Led Lenser, Silva e BlackDiamond sejam mais caras, é a sua tecnologia, que permite com que a lanterna otimize a energia das baterias/pilhas, fazendo com que durem mais com pouco.

Qual Lanterna Escolher?

Por fim, o que vai determinar a escolha de uma lanterna não é apenas a maior quantidade de lúmens, e sim qual a finalidade, pois a maior quantidade de lúmens presentes em uma lâmpada não quer, necessariamente, dizer que ela é melhor do que as outras, mas sim mais adequada para determinados objetivos.

Um exemplo são as lanternas mais baratas, que possuem muitas vezes lúmens altos mas que não possuem uma boa impermeabilização e nem uma otimização grande de baterias, mas servem muito bem para trilhas noturnas de curta duração, como lanternas reservas ou ainda para uso em camping.

Já as lanternas de marcas mais técnicas e premium, como Naturehike, Petzl, Led Lenser, Silva e BlackDiamond tem um preço mais elevado, mas geralmente possuem um alto índice de impermeabilização e mesmo suas lanternas mais potentes, com mais de 500 lúmens, são pequenas e possuem uma alta otimização de bateria, fazendo com que durem horas com uma carga de bateria, sendo perfeitas para quem faz trilhas longas e precisam de uma lanterna potente.

Vale lembrar que para trilhas em ambientes fechados, uma lanterna abaixo de 250 lumens pode ser o suficiente, mas em ambientes mais abertos, como em alta montanha, lanternas acima de 250 lumens são necessárias para iluminar o trajeto e também para servir de orientação.

Agora que você já sabe como os lúmens funcionam, não deixe de comprar sua lanterna na loja altamontanha.

Compartilhar

Sobre o autor

Escalador, montanhista, ciclista, viajante e gerente da loja Alta Montanha nas horas vagas.

Deixe seu comentário