O que é um fleece e como escolher?

2

O fleece é um tecido que ficou famoso principalmente por garantir um excelente isolamento térmico. Não é à toa que as peças fabricadas nesse material se tornaram indispensáveis no guarda roupa de montanhistas, escaladores e praticantes de atividades outdoor no geral.

A Columbia possui diversos modelos de fleece e é uma das maiores e melhores marcas de fleece do mundo

Joyce Teixeira e Rafael Bridi em Urubici. Foto: thiagocruz_photo / Divulgação Columbia

 

Não parando por aí, também conquistou o coração de quem não é adepto aos esportes de aventura e se tornou frequentemente encontrado no meio urbano.

Além de compor as peças de roupas e acessórios como, jaquetas, calças,  gorros, luvas, etc, o fleece também pode ser encontrado em equipamentos, como em alguns sacos de dormir, liners, mantinhas térmicas, bolsos de jaquetas, etc.

Mas afinal, o que é Fleece?

Basicamente, é um material sintético, confeccionado 100% em poliéster,  que tem como características principais, o baixo peso e o excelente poder de isolamento térmico, além de conseguir transportar a umidade que está em contato com o corpo para fora.

O primeiro fleece a ser fabricado foi o Polarfleece, desenvolvido em 1979 pela empresa Malden Mills, a atual Polartec, reconhecida pelo equilíbrio entre o baixo peso e o excelente poder de aquecimento e respirabilidade. 

Para cégo ver: A imagem mostra foca no zíper de um fleece preto da marca Polartec

Por que o fleece ficou tão famoso no meio outdoor?

Analisando brevemente a história do montanhismo, vemos que as peças de roupas utilizadas pelos primeiros montanhistas tinham como base a lã e o algodão e procuravam obter o máximo de aquecimento, sem pensar no peso e na respirabilidade desses materiais, fatores que, hoje, sabemos que possuem extrema importância.

Com a popularização do esporte, as necessidades para obter maior conforto e segurança começam a ser levantadas. Além disso, o desenvolvimento da indústria têxtil permitiu a pesquisa e desenvolvimento de materiais mais tecnológicos.

Nota-se a importância que a leveza e o baixo volume têm, principalmente para os alpinistas que realizam ascensões nas montanhas de altitude elevada, afinal, além das roupas de frio extremo, a alimentação e outros equipamentos são necessários para passar tantos dias em ambiente extremo.

A partir disso, é fácil compreender o motivo pelo qual o fleece possui tantos adeptos. Afinal, uma peça de roupa que fornece isolamento térmico e que possui baixo peso e volume tornou-se uma necessidade para escaladores, montanhistas e praticantes de atividades outdoor no geral.

Além disso, a respirabilidade é um ponto extremamente importante para essas peças, pois quando o seu corpo está úmido é praticamente impossível ter um aquecimento eficiente, sendo um outro motivo pelo qual o fleece é tão popular e se tornou uma peça indispensável no sistema de camadas.

Como escolher um fleece?

Para cégo ver: A imagem mostra um homem e uma mulher andando em meio à natureza. O homem está vestindo uma jaqueta azul, calça cinza e mochila. A mulher está vestindo uma jaqueta laranja, uma calça cinza e carregando uma mochila.

Os fleeces são ótimos para caminhadas mais curtas em dias frios e também como uma camada de aquecimento em acampamentos.

Hoje em dia temos diversos tipos de fleeces no mercado, que variam desde os mais finos até os mais grossos. Algumas marcas disponibilizam a gramatura do fleece, que seria a sua espessura, isso facilita no momento da escolha. No geral, uma gramatura maior significa um fleece mais grosso, enquanto que uma gramatura menor, um fleece mais fino.

A escolha do modelo irá variar de acordo com a prática e o ambiente que você vai. Além disso, alguns detalhes podem ser importantes para a sua escolha, por exemplo, algumas jaquetas fleece contam com bolso na região do peito, importante para quem irá para alta montanha e precisa manter equipamentos eletrônicos aquecidos, para proteger do frio, enquanto que outras não possuem nenhum bolso.

Abaixo seguem algumas orientações de como escolher seu fleece, de acordo com a região e a prática esportiva realizada:

  • No caso de montanhistas e escaladores que vão se aventurar pelas serras brasileiras, um fleece intermediário, que não é muito fino e nem muito grosso, já é o suficiente. Um excelente exemplo é a Columbia Fast Trek.

Caso você seja friorento, um modelo mais grosso pode trazer maior conforto, por isso, recomendamos a opção do próximo tópico.

  • Já para quem pretende ir para regiões extremas, como alta montanha e ambientes mais frios, um fleece mais grosso é indicado. Uma recomendação de jaqueta é a Columbia Titan Pass 2.0 II Polartec
  • Mas se o uso do fleece for apenas para regiões com clima ameno, em regiões urbanas, um fleece mais fino já é o suficiente. 

Lembrando que a jaqueta ou a calça fleece devem ser utilizados em conjunto com as outras camadas de aquecimento (segunda pele e jaqueta impermeável).

Portanto, além de contar com excelente poder de aquecimento, o fleece também conta com ótima respirabilidade e leveza, características indispensáveis para praticantes de atividades outdoor.

Não deixe de conferir os melhores modelos de fleeces que a Loja AltaMontanha tem para oferecer clicando aqui!

E por último, seguem algumas informações que valem a pena ser reforçadas:

O que é Fleece?

  1. O fleece é confeccionado em poliéster sintético e está presente não apenas em peças de roupas como também em alguns equipamentos.
  2. Conta com leveza, respirabilidade, rápida secagem e excelente poder de isolamento, motivos pelos quais se tornou tão popular entre os montanhistas e escaladores.
  3. É encontrado em diversas gramaturas, que variam das mais finas até as mais grossas. Para escolher qual o melhor para você, analise o ambiente, temperatura e atividade que irá realizar.
  4. Detalhes podem ser um diferencial no momento da escolha, por isso, analise o que você busca, bolsos, zíper inteiro, sem zíper, elástico na cintura, etc.
  5. Para aqueles que sentem frio com facilidade, recomendamos um modelo mais grosso. Já para os mais encalorados, um modelo intermediário ou mais fino já será o suficiente.

Confira também:

Compartilhar

Sobre o autor

Montanhista e Supervisora de Ecommerce da Loja AltaMontanha, responsável por solucionar as dúvidas de clientes quanto ao uso de equipamentos, nos mais diversos ambientes do mundo.

2 Comentários

  1. Olá, muito obrigada pelas dicas !

    Eu vou para a Patagônia agora em janeiro para o Circuito O. Já tenho um fleece intermediário, vocês acham que é necessário um mais grosso como o Columbia Titan Pass 2.0 II Polartec mencionado no post de vocês?

    Obrigada novamente 🙂

    • Olá Luisa, como vai? A região de Torres del Paine nessa época não costuma ser tão fria, as temperaturas variam entre 13 e 20 graus positivos. No entanto o vento pode deixar a sensação térmica mais desagradável, por isso é importante ter ou investir em um Anorak. Outra questão é se você costuma ser mais friorenta ou calorenta. Se costuma sentir mais frio, a Columbia Titan pode ser uma boa aliada, ou mesmo uma jaqueta de plumas para usar com o fleece, e por baixo do Anorak.

Deixe seu comentário