Por que não usar tênis de passeio na hora do treino?

0

Hoje em dia o mercado disponibiliza diversos setores direcionados apenas para roupas, tênis e outros acessórios especiais para a prática de atividades físicas. Não se trata somente da moda, uma vez que esses acessórios são de grande importância para o desempenho e conforto dos exercícios.

A escolha de um bom tênis é fundamental para o seu exercício.

O tênis, por exemplo, tem uma grande influência para um melhor treino e garante além de uma qualidade no exercício, o conforto necessário para praticá-lo. Utilizar adereços que não sejam direcionados para as atividades físicas podem causar, não somente desconfortos, como também sérias dores, ferimentos nos pés e lesões na região do joelho.

Isso acontece porque os tênis para passeios ou sociais não possuem o material necessário para ter agilidade e conforto para treinos, e também têm um grande peso, o que na hora de fazer exercícios físicos, pode se tornar ainda mais difícil.

Muitas vezes a falta de conforto e lesões mais sérias que esses tipos de tênis causam, podem desencadear a frustração e levar a desistência de manter uma rotina de treinos, que é muito importante para a saúde. Pensando nisso, como fazer para escolher um tênis correto para as atividades físicas? A seguir, vamos abordar melhor a importância do sapato correto no desempenho físico.

Como o tênis influência no seu desempenho?

Os tênis específicos para atividades físicas tem como principal objetivo auxiliar nos impactos que o corpo e as articulações da perna sofrem durante uma caminhada ou em uma corrida. Mas não só isso, eles ajudam também a minimizar muito as consequências que podem ser geradas durante um treino como uma pisada em falso, por exemplo, coisa que um tênis casual não faria.

Eles podem ajudar a você ter sucesso ou serem os culpados do seu fracasso.

Na hora de escolher um tênis para realizar suas atividades físicas é importante estar atento à todas as qualidades que ele tem a oferecer e também ao material certo. Não vá somente pela estética ou pelo preço, mas sim pelo o que ele pode proporcionar ao seu treino e seu bem estar.

Experimente, veja se os materiais estão de acordo com os exercícios físicos que você irá realizar ou já realiza. É sempre benéfico testar e analisar a estrutura antes de comprar. Isso porque os tênis voltados para exercícios físicos possuem alguns materiais que são indispensáveis, como por exemplo: estabilidade, flexibilidade, tração, amortecedor, ventilação, leveza e durabilidade. Cada um desses materiais oferecem funções diferentes para o treino.

Estabilidade

A estabilidade de um tênis esportivo serve para a neutralização da pisada e é responsável por manter o pé firme. Então, na hora de escolher um tênis para praticar exercícios físicos, procure os que te deem estabilidade pois, além de diminuir os riscos de lesões, eles intensificam o seu desempenho.

Em terrenos acidentados o tênis ideal ode trazer mais segurança para você.

Flexibilidade

Tênis que contém flexibilidade ajudam a manter o conforto em exercícios que precisam de elasticidade na hora de realizar algum deslocamento.

Tração

A tração é responsável por manter o seu pé firme no chão, ou seja, impede que haja deslizes ou escorregamentos.

Amortecedor

Amortecedor é o que auxilia no objetivo do tênis, em ajudar a evitar lesões dos impactos que as articulações sofrem. É importante escolher um tênis que tenha amortecedor, que seja mais alto na parte de trás e apresente maciez em todo seu comprimento.

Ventilação

A ventilação do tênis ajuda a mantê-lo o menos úmido possível, então é importante que o calçado tenha uma boa entrada e saída de ar, para garantir mais conforto e segurança na hora de treinar.

No mercado há opções de calçados impermeáveis e com ventilação para os seus pés ficarem sempre secos.

Leveza

Quando se fala em leveza, nada mais é do que o peso que o seu tênis carrega, então é importante que seu tênis não seja pesado. Quanto mais leve ele for, menos você sentirá ele na hora de praticar seus exercícios.

Durabilidade

É importante que os tênis para treinos sejam de materiais que resista aos exercícios por algum tempo. Quando você notar que ele já está desgastado nas solas, é sinal que já está na hora de trocá-lo.

Existem meias certas para usar?

A meia não deve ser deixada de lado em nenhum treino. Cada tipo de meia irá ajudar de alguma forma, o que a torna indispensável! As meias de algodão são indicadas para treinos com um impacto menor, como musculação e caminhadas leves. Diferente das meias mescladas, como poliéster e nylon, que são recomendáveis para treinos mais pesado como corridas, já que elas esquentam bem menos do que as meias de algodão.

Quais são as roupas adequadas para prática de exercícios físicos?

Além de manter um bom tênis à disposição, é importante investir numa moda fitness para que toda a sua vestimenta esteja de acordo com as suas atividades físicas. O ideal é apostar em roupas leves e com tecidos flexíveis como as roupas chamadas dry fit.

Elas garantem não só o controle térmico como também absorve a umidade e seca rapidamente, o que não deixará sua roupa, pesada tornando o treino mais pesado ainda. Apostar em legging ou bermudas do mesmo material é outra opção incrível, já que o tecido é flexível e ajuda no deslocamento para realizar movimentos precisos.

Mas atenção: não utilize legging que seja muito apertada para que seja permitida a circulação sanguínea e a evaporação do suor.

Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário