Roberto Terzini chega ao cume do Everest e Lhotse

1

O montanhista brasileiro, Roberto Terzini, chegou ao cume do Lhotse (8696m) na madrugada dessa sexta-feira, 18/05. Essa é a segunda montanha de 8 mil metros que ele escala essa semana. Na terça-feira, 17/05, ele coroou o Everest (8848m), a montanha mais alta do mundo.

O brasileiro estava acompanhado por Pasang Tendi Sherpa. Com essa dupla escalada, Terzini, entra para a história como o primeiro montanhista a realizar o double-header.

Vários brasileiros já haviam tentado o feito. Em 2002, o paranaense Waldemar Niclevicz organizou uma expedição apenas com brasileiros que resultou na ascensão do Lhotse, porém a equipe não conseguiu fazer cume no Everest. Em 2019, Moeses Fiamoncini fez cume no Everest, chegou a tentar o Lhotse, mas não conseguiu fazer cume.

Natural de São Paulo, Terzini é maratonista e também já escalou o Kilimanjaro, o Aconcágua, Denali e Vinson. Para completar os 7 cumes, Terzini precisa escalar apenas o Carstensz e o Monte Elbrus.

VEJA MAIS: O oitomilismo brasileiro – AltaMontanha

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

1 comentário

Deixe seu comentário