Seleção Brasileira Juvenil encerra participação no Mundial com melhor desempenho nos último 10 anos

0

A equipe juvenil da Seleção Brasileira de escalada esportiva encerrou a sua participação no Campeonato Mundial de Escalada em Voronezh na Rússia. Com cinco representantes, a equipe do Brasil chegou até as semifinais no ultimo dia 26/08. Esta foi a melhor colocação do time juvenil dos últimos 10 anos.

Os melhores resultados da equipe ficaram com os atletas Mateus Belloto e Samuel Silva que foram classificados para as semifinais após uma competição acirrada. Os dois foram os primeiros a realizar a prova, alcançando a 15ª e 16ª agarra respectivamente. As colocações finais foram 26ª lugar para Belloto e 25ª lugar para Silva.

Samuel Silva durante a semifinal.

De acordo com a Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE) “esta semifinal foi de grande importância para o esporte no Brasil, pela participação inédita de dois atletas da mesma categoria e a motivação extra que trouxe para nossa seleção”.

Mateus Belloto competindo na semifinal.

O terceiro atleta masculino da Seleção Brasileira ficou em 32º lugar nas classificatórias de Guiada Junior e não conseguiu passar para as semifinais. Bem como as meninas Laura Timo e Mariana Hanggi que ficaram em 34º e 35º lugar respectivamente nas classificatórias do Boulder Juvenil B Feminino.

Fim do Campeonato Mundial em Voronezh

O Campeonato Mundial de Escalada Juvenil terminou hoje 30/08 com as provas de dificuldade e de velocidade para a categoria Juvenil B feminino. A mesma categoria em que competiram as atletas brasileiras Laura e Mariana.

O pódio de velocidade ficou com Daria Marciniak da Polônia em primeiro lugar, seguida pela italiana Francesca Matuella em segundo e a alemã Julie Fritsche em terceiro. Já nas competições combinado o primeiro lugar ficou com Anastasia Sanders dos Estados Unidos, seguida por Anastasia Kobets da Ucrânia e Sina Willy da Áustria.
A classificação completa de cada categorias está disponível no site da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC).

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário