Tesouro descoberto no Mont Blanc é dividido com montanhista

0

As esmeraldas, rubis e safiras descobertas em 2013 no Mont Blanc foram  divididas entre a cidade de Chamonix e o montanhista que as encontrou. O tesouro estava dentro de uma caixa de metal e acredita-se que eram transportadas em Boeing 707 indiano que caiu na montanha em 1966.

A caixa ficou enterrada em um dos glaciares da montanha por mais de 50 anos até que o montanhista a encontrasse por acaso. Ele as entregou as autoridades locais, obedecendo à lei do país.

Monumento em homenagem ao conquistador do Mont Blanc em Chamonix.

As pedras estavam divididas em pacotes com a inscrição made in India. No entanto, os donos do tesouro não foram localizados, e as pedras preciosas serão divididas entre o município de Chamonix, base da montanha, e o montanhista que as encontrou. Eric Fournier, presidente do município de Chamonix declarou “As pedras preciosas foram divididas em dois valores iguais esta semana”. De acordo com ele, cada uma das partes vale cerca de 150 mil euros, o equivalente a quase 960 mil reais conforme a cotação de hoje.

:: Leia mais: Alpinista francês encontra tesouro em geleira do Mont Blanc

O montanhista que descobriu o tesouro não quis revelar a sua identidade, no entanto disse ao jornal francês Le Parisien que não se arrepende de ter entregado-o as autoridades. Ao ser questionado sobre o que irá fazer com o dinheiro, ele respondeu que irá investir na reforma do seu apartamento.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário