Vulcão em erupção ameaça desabar e pode causar tsunami na Indonésia

0

O Monte Ruang, de 725 metros de altitude, localizado na Indonésia entrou em erupção em 17/04. Cerca de 11 mil pessoas foram evacuadas das áreas de risco e ninguém ficou ferido. No entanto, as atividades vulcânicas continuam e o país emitiu um alerta para tsunamis que podem ser causadas caso parte da montanha desabe e chegue ao mar.

Monte Ruang em erupção Foto: Centro de Vulcanologia e mitigação de riscos geológicos/PVMBK

Vídeos que se espalharam pela Internet mostram a montanha em fúria. É possível ver uma grande coluna de fumaça, rios de lava incandescente e relâmpagos sobre o vulcão. Por ter vertentes bastante íngremes as chances de parte dele desabar aumentam com as explosões causadas pela erupção.

Assim, as autoridades do país temem que aconteça algo semelhante ao tsunami ocorrido em 2018 quando o vulcão Anak Krakato entrou em erupção e parte da montanha caiu no mar. Na ocasião cerca de 400 pessoas morreram nas ilhas de Sumatra e Java.

O Monte Ruang esta localizado em uma ilha remota no norte do país e é um dos 130 vulcões ativos da Indonésia. Por estar na região do “Anel de Fogo do Pacífico”, o país sofre com constantes atividades vulcânicas.

 

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário