Como escolher uma barraca - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Para não ficar indeciso!

Como escolher uma barraca


Categoria: Equipamentos

Confira neste artigo dicas valiosas para quando você comprar sua barraca!

Uma barraca não deveria nunca ser escolhida em função de uma única viagem, a não ser que a expedição seja tão especial que valha a pena escolher uma barraca específica para as condições concretas de um lugar.

Normalmente interessa o fato de se poder utilizar uma barraca nas condições mais diferentes possíveis e durante muito tempo.

Atendendo às condições de uso podemos agrupá-las em dois tipos:

Barracas QUATRO ESTAÇÕES, ou de expedição. Estas barracas são para "o extremo", vento, chuva, neve, altitude ou latitude. Pode ser que você não tenha previsto utilizar a barraca nestas condições habitualmente, mas é importante saber, que venha o que vier, estará dormindo no melhor.

Barracas TRÊS ESTAÇÕES, sua utilização ideal é em condições meteorológicas moderadas.

Algumas questões para escolher uma barraca adequada

Aonde e como te interessa principalmente utilizar sua barraca nos próximos anos?

# Em alta montanha durante todo o ano (Pirineos, Alpes, Andes, etc.) ou em regiões frias e alpinismo de nível (Patagônia, Antártida, Ártico, Himalaia, etc.)

Escolher barracas leves respondendo a critérios de qualidade severos. Uma mudança brutal de tempo em montanha pode ser muito perigosa. Boas qualidades isolantes são muito importantes. Uma armação e um tecido resistente ao peso da neve são necessários. Escolhem-se barracas quatro estações.

# Em regiões quentes (Cerrado, nordeste brasileiro, praias, etc.) Uso em média montanha no verão.
Buscar uma barraca com boa ventilação. A barraca interna (habitáculo) deveria poder ser utilizada em separado, e ter duas portas para permitir uma ótima circulação de ar. Escolhem-se barracas de três estações.

Quais importâncias terão no transporte as dimensões da barraca guardada e o peso?

# Se a estará carregando para cima a maior parte do tempo.
O peso e as dimensões da barraca guardada são muito importantes. Uma barraca para várias pessoas deve ser repartida para transportá-la em várias mochilas.

# Se a transportará freqüentemente de bicicleta ou avião.
O peso é importante na bicicleta. No avião, cuidado, 20 kg de equipamento como máximo.

# Se a transportará de carro, trem, ou em outros meios mecanizados.
O peso e o volume da barraca guardada não são decisivos.

# Como e com que freqüência utiliza uma barraca?
A barraca é seu único refúgio durante a viagem. Viaja várias vezes por ano, às vezes a excursão ou expedição pode durar semanas.

A qualidade da barraca deve ser máxima. As baratas são perigosas e saem caro. (Tem que substituí-las regularmente).

# Somente ocasionalmente ou como alternativa em caso de necessidade.
Se em caso de necessidade (mal tempo, por exemplo) pode se alojar em um refúgio ou pode-se comprar uma barraca mais simples.

No relativo ao conforto, quanto espaço gostaria de ter?

# Quer dormir confortavelmente?
Um comprimento de 210 cm e uma largura de 75 cm por pessoa seriam as dimensões mínimas. Não tenha somente em conta a superfície para dormir. É o espaço aproveitável de 50 cm de altura o determinante para o conforto.

# Se contentaria com uma área de dimensões justas?
Perfeito se a barraca não é mais que uma solução para uma ou duas noites. Uma barraca demasiadamente pequena se converte em uma tortura em caso de passar muitos dias.

# Quanto poderia investir na compra da barraca?
Escolhendo a barraca convém considerar outros critérios além do preço de compra. O custo de sua nova barraca dividida entre a durabilidade, o conforto e a segurança que te oferece, visto desta maneira, pode ser que uma barraca "cara" seja a melhor do mercado, sobretudo se for um usuário freqüente e exigente.

Do que é feita uma barraca?

# O Peso
As barracas de qualidade resistentes ao mal tempo, dotadas de costuras reforçadas e equipadas com três ou quatro armações pesam a partir de 500 a 800 g/m2. Mais que as barracas simples para bom tempo.

Antes de comprar sua barraca, deve-se pensar bem que peso estará disposto a aceitar para beneficiar-se de uma boa proteção, e da segurança que te daria uma boa barraca em situações extremas de montanha.

# A impermeabilidade
A impermeabilidade de um tecido é medida a maior parte das vezes utilizando a pressão de uma coluna de água. O grau de impermeabilidade está assim determinado pela altura da coluna de água suportada antes de atravessar o tecido.

Um tratamento siliconizado melhora de forma importante o efeito impermeabilizante, evitando assim que as gotas de água se fixem sobre o tecido.

Há grandes diferenças de qualidade e de preço no que diz respeito aos tecidos chamados impermeáveis.

As distintas qualidades de tecidos condicionam também a resistência aos rasgos, a abrasão, a impermeabilidade, durabilidade da barraca e outros benefícios adicionais.

Nas barracas atuais uma camada de poliuretano é aplicada sob pressão na face interna da costura para selar. Durante este processo o ar quente, a uma temperatura controlada, sopra sobre toda a costura e forma com o tecido uma camada forte e impermeável. Este processo bem feito garante impermeabilidade durante muito tempo.

Existem alguns tipos de materiais (por exemplo, os siliconados) que não permitem um selamento confiável das costuras . Nestes casos estas devem ser impermeabilizadas com produtos específicos, e muito eficazes, que oferecerem os próprios fabricantes.

As varetas

As armações que oferecem uma grande resistência a flexão e ruptura são de vital importância. No caso de muito mal tempo ou de nevascas fortes é fundamental que as varetas assegurem uma boa distribuição dos esforços.

As de alumínio são hoje as únicas confiáveis para uso em montanha. Das diversas varetas de alumínio existentes no mercado, as do tipo Easton (EUA) são as melhores do mundo.

Tecidos

# Algodão
Transpira bem, sem condensar. É pesado, de 180 a 300 g/m2. Apodrece-se com facilidade e não é conveniente para as barracas leves. Não resiste ao esforço elevado.

# Nylon-Poliamida
Tem grande resistência a estiramentos e abrasão. É muito elástico, não apodrece e é leve (de 60 a 80 g/m2). Altera-se sob a ação de chuva ácida, e se deforma em caso de chuva.

# Nylon-Ripstop
Variação do Nylon com linhas de reforço. Peso de 50 a 60 g/m2. Usado freqüentemente como material leve para a barraca interna. Relação ideal peso/resistência a rasgos.

# Poliéster
Tem uma grande resistência ao rasgo e à abrasão, Não apodrece, é leve (de 60 a 80 g/m2). Não se deforma sob a ação da umidade, não sofre a ação da chuva ácida e dos raios ultravioleta. Tem o inconveniente de uma baixa elasticidade.

Revestimentos

# Silicone
Leve, durável, elástico em baixa temperatura. Protege dos raios ultravioletas. Somente absorve 5% de umidade. Em temperaturas elevadas pode se desprender algum odor.

# Poliuretano
Boa impermeabilidade. Permanece flexível e impermeável inclusive a baixas temperaturas. Oferece a possibilidade de aplicar várias camadas sobrepostas de forma que suas propriedades se intensifiquem.

# PVC
É barato e se aplica em barracas de baixa qualidade. É pesado e racha facilmente quando submetido à baixas temperaturas. Não é conveniente em barracas de qualidade.

Quando montar a barraca...

Procurar retirar do local escolhido todas as pedras pontiagudas. O nylon resiste muito bem à abrasão, mas pode chegar a cortar-se. Se isto não é possível, colocar uma proteção sobre o solo.

Quando for possível, deve-se montar a barraca em área de sombra, para protegê-la dos raios ultravioleta.

Se o tempo permitir, a entrada da barraca não deveria estar fechada completamente. Isto evita a condensação e proporciona uma ótima ventilação. A entrada deve estar situada no lado contrário ao vento. Deve se ter em conta que em dias sem um vento meteorológico definido que durante o dia a brisa do vale sobe montanha acima, mas de noite vai ladeira abaixo.

Cuidado nas épocas de tempestades com os lugares expostos a raios.

Como cuidar da barraca?

Ler as instruções com atenção, e acostumar-se a montar bem a barraca antes das viagens. Depois de cada uso limpá-la bem com uma esponja úmida e estendê-la bem até que esteja seca. Ocasionalmente se pode lavar com água e sabão neutro, lembrando de enxaguar bem, de modo que não permaneçam resíduos do sabão. Em seguida deixá-la secar muito bem.

Para saber mais:

:: Barracas Voadoras

:: Barraca para alta montanha

:: Comprar uma barraca por um bom preço?
 




Publicidade