Extremo Sul - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Cinema de Montanha

Extremo Sul


Categoria: Vídeos

Ganhador do prêmio Genziana D´Oro no Trento Film Festival em 2005, eleito o Melhor Filme gaúcho, Extremo Sul foi o grande vencedor do prêmio José Lewgoy.

Pela primeira vez na história do Trento Film Festival o prêmio máximo vai para um filme brasileiro. No dia 07 de maio, entre os 45 filmes em competição, o Júri internacional, encabeçado pela diretora Stefania Casini, premiou o longa EXTREMO SUL com o Gran Premio, o troféu "Genziana D´Oro" do 53º Trento Film Festival.

Eleito o Melhor Filme gaúcho, Extremo Sul foi o grande vencedor do prêmio José Lewgoy. O júri composto por jornalistas do Rio Grande do Sul, premiou o melhor do cinema gaúcho lançado em 2005. O filme levou quatro prêmios:
Melhor Filme
Melhor Direção: Monica Schmiedt e Sylvestre Campe
Melhor Fotografia: Sylvestre Campe e Reynaldo Zangrandi
Melhor Montagem: Mirella Martinelli e Kiko Ferraz

O DVD, lançado em abril, recebe ótima crítica de Roger Lerina, do Jornal Zero Hora. “Ao encarar com honestidade e criatividade o próprio fracasso, Extremo Sul dribla a adversidade e consegue chegar no topo.” e mais “Extremo Sul não é o que parece. Ou, pelo menos, é muito mais que um documentário sobre cinco alpinistas que tentam escalar... o Monte Sarmiento... O filme ... é também um registro das limitações físicas e psicológicas do homem...”.

Elenco
Nélson Baretta
Ronaldo Franzen Jr.
Eduardo Hugo López
Walter Rossini
Júlio Contreras

"Em março de 2003, cinco alpinistas montaram um acampamento no extremo sul da Terra do Fogo.

Enfrentando o frio, a chuva e os ventos fortes, uma equipe de filmagem estava lá para documentar uma expedição movida por um objetivo ambicioso: escalar o Monte Sarmiento, uma montanha muito pouco explorada, célebre por sua beleza, isolamento e dificuldade de acesso.
Diante da esfinge gelada do Sarmiento, vieram à tona os sentimentos e expectativas mais secretos de cada integrante do grupo.

No confronto com a natureza inóspita, o grande obstáculo, maior que as avalanches e os paredões de gelo, pode estar no coração de cada indivíduo."

Esta é a sinopse do filme "Extremo Sul" que tem sua estréia nacional marcada para o dia 10 de junho, por enquanto em três capitais: Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

O filme "Extremo Sul" produzido pela M. Schmiedt Produções, foi rodado na Terra do Fogo, ao sul da Patagônia, e relata todas as atividades, emoções e conflitos de uma expedição de cinco alpinistas e sua intenção de escalar o Monte Sarmiento, uma isolada e inóspita montanha, aonde raras foram as tentativas de ascensão.

O filme é dirigido por Monica Schmiedt e Sylvestre Campe.
Sylvestre Campe tem dez anos de experiência na direção e fotografia de documentários de esporte e aventura para televisões do Brasil e da Europa, e Monica Schmiedt, também produtora do filme, estreou na direção justamente com um documentário filmado na Antártida.

O projeto recebeu os prêmios RGE/Governo RS de Cinema, Programa IBERMEDIA, CORFO e FONDART, do governo chileno.

Antes de sua estréia no Brasil, marcada para o dia 10 de junho, em Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, Extremo Sul ainda vai participar da 1ª edição do Festival CineMulher, que acontece de 10 a 19 de maio em Salvador.

A película teve sua estréia na Europa (na Holanda, no IDFA - Festival Internacional de Documentários de Amsterdã) e foi exibido no Mercado Europeu de Filmes em Berlim. No dia 1º maio, foi exibido no mais tradicional festival internacional de filmes de montanha, o 53º Festival Internacional de Montanha, Exploração e Aventura de Trento/Itália.
O festival de Trento, que teve sua primeira edição em 1952, é o mais antigo e tradicional festival de filmes com foco no universo do montanhismo e acontece de 30 de abril a 6 de maio, no norte da Itália.

Extremo Sul teve também participação no Festival É Tudo Verdade, que foi realizado no Rio e São Paulo, tendo sido muito bem recebido pelo público.

O filme foi exibido em Montevidéu, no XXIII Festival Cinematográfico Internacional do Uruguai, nos dias 22 e 28 de Março. A organização do festival, que se encerrou no dia 3 abril, fez o seguinte comentário sobre as sessões do filme: "La repercución de la pélicula fue muy buena. La vió mucha gente y los comentarios fueron por de más positivos."

Saiba mais: >, Informações técnicas da filmagem

>, O site www.mschmiedt.com.br trás informações sobre esta produção da M. Schmiedt Produções.




Publicidade:


Publicidade

Publicidade