Livro: Por um Triz de André Ilha

0

Um livro para quem morre de medo de altura, mas adora ler façanhas reais que mais parecem ficção de tantas histórias inacreditáveis. Mais que uma biografia, um livro da história do montanhismo brasileiro.

O livro Por um Triz de André Ilha conta sua trajetória na escalada. Com cerca de 40 anos de experiência, Ilha é um dos mais importantes e destacados montanhistas brasileiros, com centenas de vias abertas pelo país, muitas delas grandes clássicos. No entanto engana-se quem acha que André Ilha é apenas um destaque esportivo.
Autor do chamado “Manifesto da Escalada Natural” André Ilha estabeleceu bases teóricas para a modernização da escalada brasileira, sendo um dos responsáveis pela evolução da ética e do estilo das escaladas no país.
Brasileiro com o maior número de novas vias escaladas a seu crédito, quase 700 em diversos estados, das quais cerca de 100 chegando ao cume de montanhas ou pontões até então virgens. André Ilha relata acontecimentos em escaladas com muito humor, críticas a autoridades, denúncia sobre falta de respeito ao esporte em centros urbanos.
Dividido em histórias contadas por décadas, dos anos 70 à atualidade, o livro é também um manual de montanhismo reportando conceitos, descrevendo informações sobre as montanhas brasileiras e também contando suas histórias.
“André é um dos mais ativos escaladores do Brasil, certamente um recordista em quantidade de primeiras ascensões de paredes e cumes virgens pelo país afora e já publicou vários textos muito bons e inspiradores, principalmente guias de escalada e artigos destinados à divulgação da escalada brasileira em revistas estrangeiras. Mas o tipo de relato aqui abordado, divertido e coloquial é um tanto raro na literatura associada ao montanhismo, tanto no Brasil quanto no exterior”. Confere Silvério Nery, ex presidente da Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada.
Neste contexto, Por um Triz deixa de ser apenas um livro auto biográfico, para ser também um livro da história da escalada no Brasil.
Por um Triz
1ª Edição – Rio de Janeiro: Valentina 2016/
248 páginas
Formato 16x23cm
Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Comments are closed.