O Broad Peak invernal segue resistindo aos ataques - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Karakorum invernal

O Broad Peak invernal segue resistindo aos ataques

Embora quem sabe haja mais uma tentativa, é provável que o Karakorum siga vendo como nunca ninguém conseguiu um de seus oito mil no inverno por mais uma temporada.

Fonte: Barrabes- calpinist.com

O grupo de Hazjek e Bowie, após infinita paciência, esperando uma brecha de bom tempo, decidiram tentar, e conseguiram 3 noites sem dormir, 6 em uma barraca e 4 dias de inferno até que pudessem descer.

Se encontram por lá desde final de dezembro sofrendo uma autêntica tortura que mostra bem esclarecido o porque nunca ninguém conseguiu fazer cume em um dos oito mil do Karakorum na temporada invernal, enquanto que depois do êxito de Simone Moro e Denis Urubko, todos os do Nepal já tenmham sido escalados no inverno.

Dos dois meses de permanência, mover-se, no real sentido que se tem a palavra mover-se, puderam pouquíssimos dias. O restante do tempo passaram vegetando dentro das barracas do campo base, embora as vezes nem isso pudessem realmente, porque ocorreram vários furacões que os obrigava a permanecer horas segurando as barracas refeitório para evitar que acabassem arrasadas. Estiveram a ponto de ficar sem comida, porque durante longos períodos o helicóptero não podia voar, embora eles já descessem uma boa parte da aproximação para facilitar o pouso do mesmo.

E finalmente, parecia que uma janela de bom tempo se aproximava. Então no sábado passado decidiram partir com a intenção de uma ascensão "express". Em 3 saídas já tinham conseguido montar até o acampamento 3, a 7.000 metros. Primeiro alcançaram o campo 2, aonde como só lhes restava uma barraca, tiveram que ficar aí os 6 alpinistas. Depois desta primeira noite sem dormir, restava o pior. As previsões meteorológicas indicavam que esse dia teria ventos de até 50 km/h. Porém, com o que os alpinistas se encontraram foi com o inferno na terra. Uma grande tempestade surpreendeu a todos, os alcançando e deixando presos no acampamento 3, o qual conseguiram alcançar para se refugiar com muita dificuldade.

Embora a tempestade continuasse, finalmente decidiram que tinham que sair dali como pudessem. Um deles começou além de tudo a ter fortes congelamentos nas mãos. Com muita luta, conseguiram chegar ao campo base, aonde estão se recuperando como podem de todo o ocorrido.

As coisas estão muito difíceis no Broad Peak. Como sempre estiveram no Karakorum. Por isso nunca ninguém alcançou um cume de um de seus oito mil no inverno.


Vídeo: Don Bowie, Qadrat, Amin, Ali e Taqi tentam subir ao campo 3




Fonte: Barrabes, calpinist.com

Publicidade:


Publicidade

Publicidade