Drama no Eiger: Dois escaladores morrem - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Acidente

Drama no Eiger: Dois escaladores morrem

Dois jovens alpinistas suíços que estavam desaparecidos desde segunda-feira (23/03) no pico Eiger (3.970 m), na região de Berna, estão mortos. Eles foram surpreendidos por um mau tempo na descida e ficaram retidos a uma altitude de 3.800 metros. Antes da morte, um deles dois ainda teve contato com seu pai.

Fonte:

Segundo o chefe da estação de salvamento de Grindelwald, Kurt Amacher, trata-se de dois alpinistas experientes. Eles teriam tentado a escalada da temida face norte do Eiger com tempo bom na manhã de domingo, mas não contataram as famílias até domingo à noite, como haviam combinado.

A família aguardou então atá segunda-feira à noite, mas não obtendo nenhuma informação dos escaladores, então alarmaram o serviço de salvamento às 22 horas. Naquele momento, as condições do tempo eram tão ruins que um resgate através de helicóptero era impossível.

Na terça-feira, foi iniciada uma grande operação de resgate, depois que o pai de um dos alpinistas tinha conseguido um breve contato telefônico com o filho. Ele disse que os dois estavam descendo o Eiger, haviam sofrido congelamentos, mas de resto estavam bem.

Novamente o péssimo tempo impediu o uso de helicóptero. A equipe de salvamento tentou se aproximar do local com máquinas usadas nas pistas de esqui e a pé, mas teve de interromper a operação à tarde falta de visibilidade e perigo de avalanche. A temperatura era de 22 graus negativos.

Na manhã desta quarta-feira, a equipe de um helicóptero de resgate localizou os dois corpos na face oeste do Eiger. A tentativa de levar um médico ao local fracassou por causa do vento forte.

Segundo as autoridades, os corpos dos dois primeiros alpinistas mortos no Eiger este ano serão resgatados o quanto antes possível.

Dificuldade e Mítica do Eiger

O Eiger é uma das mais impressionantes montanhas dos Alpes e eleva-se a uma altitude de 3.970 m.

Junto com o Jungfrau (4.158 m) e o Mönch (4.107 m), a face norte do Eiger forma um conjunto mítico entre os alpinistas de todo o mundo, devido às dificuldades para escalar.

De 1858 até hoje, mais de 50 alpinistas morreram na escalada da face norte do Eiger, que, por isso, às vezes é chamada de “face da morte”.

Saiba mais: O mito da face norte do Eiger

Por SwissInfo.ch

Publicidade:


Publicidade

Publicidade