João Garcia transporta equipamentos aos 5146 metros - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Manaslu

João Garcia transporta equipamentos aos 5146 metros

A expedição de João Garcia ao Manaslu ainda sofre com a neve, com os fortes ventos, e com o barulho constante das avalanches próximas das barracas. Sob um manto de neve superior a um metro, os alpinistas conseguiram portear parte dos equiapmentos acima dos 5 mil metros, próximo de onde pretendem instalar o acampamento 1.

Fonte: SI


&ldquo,Nevou tanto, que até tive de reforçar a barraca para não cair!&ldquo,, explicou João Garcia no acampamento-base do Manaslu.

Contudo, uma primeira e breve melhoria nas condições meteorológicas já permitiu que os alpinistas realizassem um porteio de material aos 5145 metros.

A pequena ascensão de algumas horas a partir do acampamento-base confirmou que a boa adaptação à altitude continua, e já permitiu poupar algum trabalho que será fundamental na ascensão ao Acampamento 1, já nos próximos dias.

João Garcia está agora sem o amigo Vítor Baía. Depois de alguns problemas técnicos com a Internet, já resolvidos, o amigo encarregado da logística e da meteorologia está de regresso a Kathmandu. Na capital nepalesa, fará e enviará por telefone as previsões, - os modelos matemáticos, os meteogramas e tefigramas -, que serão fundamentais para o sucesso da expedição do alpinista português.

Fonte: SIC

Publicidade:


Publicidade

Publicidade