Expedições latino americanas ao Everest na primavera de 2009 - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Himalaia

Expedições latino americanas ao Everest na primavera de 2009

Na primavera de 2009 inicia-se a primeira abertura de temporada para as expedições ao Himalaia e alguns dos principais montanhistas latinos americanos também viajam ao continente asiático em busca dos picos com mais de 8 mil metros de altura. Saiba aqui quais são as expedições que tentarão o Everest.

Fonte:

Quem já está rumo ao Everest desde a semana passada são os mexicanos Yuri Contreras e Laura Gonzáles. Seus planos é o de subir a montanha mais alta do mundo por intermédio de uma expedição comercial, através da rota sul da montanha. A página da internet da dupla está informando continuadamente todos os progressos dos montanhistas, pois eles contam com um telefone via satélite e demais equipamentos para enviarem fotografias "quase ao mesmo tempo em que as tirem".

A estratégia do casal vem dando certo, pois no ano passado ambos chegaram ao topo do Manaslu. Laura naquela ocasião pisou em seu primeiro cume de 8 mil, e Yuri Contreras já conta em seu currículo com diversas ascensões às montanhas mais altas do mundo, já tendo escalado o Everest tanto pela face sul quanto pela norte, o Ama Dablam, o Lhotse, o Cho Oyu e o Manaslu no ano passado.

Outro que já iniciou a aproximação ao Acampento Base do Everest é o brasileiro Carlos Morey.

Carlos, que trabalha com informática, começou tarde no montanhismo, com 33 anos. Seu objetivo era cuidar da saúde, acabar com o sedentarismo e sair do escritório. Ele foi muito além, escalou o Aconcagua, na Argentina, o Mc Kinley no Alaska, o Kilimanjaro na Tanzânia, o Elbrus na Rússia, o Kosiusko na Austrália e o Vinson na Antártida, a montanha mais alta da América do Sul, América do Norte, África, Europa, Oceânia e Antártida.

E por incrível que pareça, seu tratamento de saúde acabou virando um projeto 7 cumes e para finalizá-lo, Morey tem que escalar o Everest, a montanha mais alta do mundo. Até hoje, entre os brasileiros, apenas o alpinista Waldemar Niclevicz completou os sete cumes.

Carlos diz que, na montanha, a segurança é seu lema e por isso ele vai usar máscara de oxigênio na subida, pois seu objetivo é voltar para casa, não importa o cume, mas sim a vida. Para isso Carlos está numa equipe comercial que tentará chegar ao topo pela face sul da montanha.

Quem também está de partida ao Everest é o peruano Richard Hidalgo, que já escalou o Shisha Pangma em 2006 e o Cho Oyu em 2007. No ano passado, assim como os mexicanos, esteve também no Manaslu, contudo, devido ao mal tempo, desistiu da tentativa de alcançar o cume no dia 8 de outubro, após esperar várias semanas pela melhora do tempo.

Hidalgo pretende alcançar o Everest pela sua face sul, sem utilizar oxigênio e em solitário. Contudo, Hidalgo deverá revisar o significado da palavra solitário, pois novamente este ano, a única face que poderá ser escalada é a sul, devido ao novo fechamento da rota pelo norte, o que deve concentrar na região centenas de alpinistas.

O peruano tem grande experiência no montanhismo, mais de 20, segundo ele mesmo, e pretende chegar ao topo das 14 montanhas com mais de 8 mil metros de altitude. Mas para a comunidade de escaladores, ele já se tornará um nome a ser lembrado caso consiga conquistar o Everest, pois até hoje nenhum peruano alcançou tal feito.

Apesar de já estar certa sua viagem, Hidalgo ainda possui alguns problemas relacionados a patrocínios, e em sua página da internet clamou pela ajuda das empresas peruanas para que o auxiliem nesta conquista.

Outro latino americano que tentará o Everest é o também mexicano Moisés Nava, que tem o projeto Sete Cumes em um ano. A rota escolhida, obviamente, também é a sul, e sua meta é somente alcançar o topo da montanha, por isso estará acompanhado de uma expedição comercial e fará uso de oxigênio.

Todas as expedições ´gringas´ relatadas acima possuem site na internet. Confira:

Já a expedição do brasileiro Carlos Morey você poderá acompanhar diretamente no AltaMontanha.com!

 ,Sabe de mais alguma expedição ao Everest? Avise-nos!!!

Publicidade:


Publicidade

Publicidade