Yuji Hirayama encadena 9a Francês! - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Poder das antigas

Yuji Hirayama encadena 9a Francês!

O escalador japonês encadenou nos últimos dias a via The Fifth Element, dito por ele, um 9a Francês (11c brasileiro).

Fonte:

Como muitos sabem, Yuji Hirayama é um dos maiores escaladores de todos os tempos, com conquistas de vias cuja graduação é superior a 9a+ (12a brasileiro), e com o primeiro 8c a vista da história. Além disso, o escalador fez, a vista, muitas vias de Big Wall no Yosemite/California.

Após alguns considerarem que sua época de escalada esportiva já se foi, ele, com seus 40 anos de idade, conseguiu fazer com que estes engolirem suas palavras, encadenando nos últimos dias a via a via The Fifth Element,no Japão, graduada por ele como sendo um 9a Francês (11c brasileiro). A via em si possui um teto de aproximadamente 15 metros, com o crux da via no final do teto.

Em uma entrevista, Yuji afirma que, apesar da idade, continua melhorando, mesmo que seus treinos não sejam tão intensos como eram antigamente, ele acredita que suas mais difíceis cadenas ainda estão por vir.

Ai existe um exemplo para aqueles escaladores mais experientes, que utilizam a idade como desculpa para um declínio nas atividades de escalada esportiva. Yuji Hirayama é um exemplo de disciplina e dedicação. Ele diz que, para atingir o sucesso, deve-se, acima de tudo, gostar e aproveitar o que faz.

Foto: http://www.planetmountain.com/

Publicidade:


Publicidade

Publicidade