Serra dos Órgãos firma parceria com maior parque de montanha do Peru - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Boa experiência!

Serra dos Órgãos firma parceria com maior parque de montanha do Peru

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, unidade de conservação gerida pelo Instituto Chico Mendes no Rio de Janeiro, e o Parque Nacional Huascarán, no Peru, deverão se tornar em breve parques-irmãos.

Fonte:

Em encontro na sede do parque peruano, os chefes das duas áreas protegidas assinaram uma carta de intenção nesse sentido.

O objetivo da parceria é o intercâmbio de experiências na gestão e proteção de parques de montanha, tendo em vista que ambos se destacam na prática de caminhada e escalada no Brasil e no Peru, com destaque para a gestão da prática de esportes de aventura, como caminhadas de longo curso (trekking) e escalada. Outros temas trabalhados pelos dois parques são a prevenção e combate a incêndios florestais, educação ambiental e trabalhos de estímulo à produção sustentável em comunidades vizinhas.

O chefe do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Ernesto Viveiros de Castro, pretende ampliar as parcerias com parques de outros países: “Nós já buscamos referências para a gestão do montanhismo em diversos parques do Brasil e do exterior. Pretendemos ampliar e oficializar as parcerias e, quem sabe, chegar a formar uma rede de parques de montanha”, frisa Castro.

Para o chefe do Parque Nacional Huascarán, Marco Arenas, a parceira é de extrema importância. “Os dois países tem problemas parecidos de estrutura para conservação das áreas protegidas e esta parceria permitirá a troca de experiências e elaboração de projetos conjuntos de conservação”, explica Arenas.

Vários países possuem programas de parques-irmãos, buscando benefícios mútuos e intercâmbio de experiências, incluindo treinamento de guarda-parques. O National Park Service dos Estados Unidos, por exemplo, promove parcerias no modelo sisterparks. O Yosemite National Park tem parceria com o Parque Nacional Jiuzhaigou, da China, e o Shenandoah National Park é irmão do Sagarmatha National Park, que protege o Everest, no Nepal, entre outros.

O Parque Nacional Huascarán protege 340 mil hectares da Cordillera Blanca, a mais alta cordilheira tropical do mundo, que atinge 6.768 metros em seu ponto culminante, o Nevado Huascarán. O parque protege ainda 663 glaciares e 296 lagunas altiplânicas e possui diversas rotas de trekking e escalada, atraindo montanhistas e aventureiros de todo o mundo.

(ABN NEWS)

Publicidade:


Publicidade

Publicidade