Voluntário morre em resgate próximo ao Anhangava (Atualizada) - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Acidente

Voluntário morre em resgate próximo ao Anhangava (Atualizada)

A busca por três pessoas que se perderam na trilha próxima ao Morro do Anhangava, entre Quatro Barras e Piraquara, teve um desfecho trágico na noite de ontem.

Fonte: Parana online

(Leia atualização ao final da matéria!)

O radioamador identificado como Rodrigo Wandembruck, 33 anos, que voluntariamente auxiliava os bombeiros, morreu ao cair num poço de 10 metros de profundidade. Segundo informações da Polícia Militar, o resgate mobilizou cinco viaturas do 6.º Grupamento de Bombeiros. A montanha tem 1.400 metros de altura e está localizada no Parque Estadual da Serra da Baitaca.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, mesmo com o frio registrado ontem em Curitiba e região metropolitana, por volta de 11h30, o promotor de justiça Marcelo Luís Beck, 37 anos, lotado em Piraquara, o advogado Alcides Barbosa Júnior, 56 anos, e a filha dele, Madie Barbosa, 21, decidiriam se aventurar na mata, até que saíram da trilha e se deram conta que estavam perdidos. Felizmente, a angústia durou pouco mais de duas horas e os três foram resgatados com vida.

Conforme informações do Grupo de Operações e Socorro Tático do Corpo de Bombeiros (Gost), de São José dos Pinhais, por volta de 17h50, uma das vítimas ligou do celular para o 193 do Corpo de Bombeiros avisando que estavam perdidos. Uma equipe do Gost foi mobilizada e partiu para o local, efetuar as buscas.

Por volta de 19h, outra equipe se dirigiu até o morro em apoio à primeira. Quinze minutos depois, o radioamador, que auxiliava nas buscas, por conhecer bem o local caiu no buraco e não resistiu aos ferimentos.

De acordo com o major Samuel Prestes, comandante do Gost, as vítimas continuaram a conversar com os bombeiros por telefone e forneceram um ponto de referência que possibilitou o resgate, ocorrido por volta das 20h. Eles estavam a cerca de 100 metros de onde caiu o radioamador, perto de um dos acessos ao morro.

Fonte: Parana on Line
Texto: Janaina Monteiro

Atualização
Segundo informações prestadas pelos bombeiros, na tarde desta segunda feira, o acidente aconteceu próximo ao morro do Pão de Loth, montanha vizinha ao Anhangava, que possui acesso pelo Caminho do Itupava.

Conforme esclareceu o Major Prestes, o acidente ocorreu devido à um poço cavado que estava tampado com as folhas da vegetação, e não à um buraco natural.


Atualização (22/05)
De acordo com informações prestadas por Jefferson Rodenwald, o local do referido acidente foi na montanha Pão de Loth, localizado próximo ao Anhangava, no lado oeste da montanha, em uma trilha pouco frequentada.

Rodenwald, que esteve no local na terça-feira dia 19/05, verificou que há uma sinalização ainda precária no local. Ele afirmou também que o poço, que foi cavado artificialmente, tem um diâmetro de 1,50m e 10m de profundidade, e de acordo com suas observações, é necessário que o mesmo seja fechado o quanto antes para evitar um novo acidente.



Publicidade:


Publicidade

Publicidade