Pasaban conquista o Kangchenjunga e se aproxima dos 14!

0

Espanhola Edurne Pasaban conquista seu 12º Cume com mais de 8 mil metros e toma a dianteira na corrida para o título de primeira mulher a completar os 14 oito mil.


A alpinista espanhola Edurne Pasaban passou a liderar a corrida feminina na busca dos 14 cumes com mais de 8 mil metros do mundo. Agora, com 12 cumes, supera a marca de Gerlinde Karltenbrunner e Nives Meroi, que possuem 11 cumes.

Restam ainda para a espanhola o Shisha Pangma e o Annapurna. Contudo, a austríaca Gerlinde Karltenbrunner deve completar sua ascensão ao Lhotse na quinta feira, se igualando a Pasaban. A italiana Nives Meroi parece perder um pouco das chances, pois acabou desistindo do ataque ao cume do Kangchenjunga, apesar de ainda não informar se realizará uma nova tentativa.

Pasaban escalou o Kangchenjunga juntamente aos alpinistas Asier Izaguirre, Álex Chicón, Ferrán Latorre (o primeiro a chegar) e Juanito Oiarzabal. Segundo as informações passadas a imprensa mundial, o ataque ao topo foi extremamente difícil e cansativo, durando aproximadamente 12 horas, com temperaturas inferiores aos 25 graus abaixo de zero e ventos com mais de 40 quilômetros por hora, que acabavam piorando a sensação térmica sentida pelos alpinistas.

O primeiro homem a completar as 14 montanhas mais altas do mundo foi Reinhold Messner, em 1986, sendo sua última montanha o Lhotse. Mais impressionante ainda é que o alpinista não se utilizou de oxigênio artificial para completar nenhuma das montanhas, feito muito pouco repetido, mesmo nos dias de hoje.

O último a conseguir completar os 14 cumes, foi Denis Urubko e o único sul-americano a conseguir o feito é o equatoriano Ivan Vallejo.

Saiba mais:

:: 12º Capítulo da Novela Duelo de Mulheres no Himalaia

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário