As Dolomitas agora são Patrimônio da Humanidade - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Montanhas preservadas

As Dolomitas agora são Patrimônio da Humanidade

A Comissão para o Patrimônio da Humanidade, parte integrante da UNESCO, encerrou sua 33ª convenção anual com a inclusão de 13 novos locais à sua famosa lista, além da incomum decisão de eliminar um dos sítios completamente.

Fonte:

Entre os 13 novos sítios adicionados à lista estão as montanhas Dolomitas no norte da Itália, o monte Wutai na China, e a Torre de Hércules na Espanha. Todos os lugares são citados por oferecerem valores universais, de ordem natural ou cultural. Com estas adições, a lista completa dos Patrimônios da Humanidade alcançou 890 sítios.

As Dolomitas são uma cadeia de montanhas no norte dos Alpes italianos, incluindo 18 picos acima de 3.000 metros e abrangindo uma área de 141.903 hectares. Abriga algumas das mais belas paisagens de montanha de todo o planeta, com paredes verticais, falésias e uma alta concentração de estreitos, profundos e longos vales. A região protegida compreende nove áreas que apresentam uma diversidade de paisagens espetaculares de importância internacional para a geomorfologia, marcada por íngremes pináculos e paredes rochosas. O local também contém feições glaciais e sistemas cársticos. É caracterizada por processos dinâmicos com frequentes deslizamentos, inundações e avalanches. A região também dispõe de um dos melhores exemplos de preservação da plataforma carbonática do Mesozóico, com registros fósseis.

O lugar que foi eliminado da lista é o Vale do Elba próximo a Dresden, na Alemanha. A Comissão manifestou a sua preocupação com as alterações ao habitat natural, devido à construção de uma nova ponte de quatro pistas através da área. Quando o plano de construção foi anunciado pela primeira vez há alguns anos atrás, a UNESCO colocou o sítio na lista de perigo, mas quando a obra seguiu adiante, eles foram obrigados a eliminar o vale completamente.

Três sítios foram incluídos nesta mesma lista de perigo neste ano. Entre eles, a Barreira de Recifes em Belize, o Parque Nacional Los Katios, na Colômbia e os Monumentos Históricos de Mtskheta, na Geórgia. No caso da Barreira de Recifes, o temor é pelo excesso de desenvolvimento urbano tão próximo da água, enquanto as outras duas localidades foram acrescentadas para trazer consciência sobre seu processo de preservação.

Para maiores informações sobre todos os novos Patrimônios da Humanidade, visite: http://whc.unesco.org/en/news/536


Publicidade:


Publicidade

Publicidade