Patxi Usobiaga vence a primeira etapa da Copa do Mundo - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Temporada perfeita

Patxi Usobiaga vence a primeira etapa da Copa do Mundo

Depois de ser consagrado campeão mundial há algumas semanas na China, Patxi garantiu um desempenho digno de sua fase durante a primeira etapa da Copa do Mundo, em Chamonix, ou seja, impecável.

Fonte: Blog da Janine Cardoso e site Desnivel

Durante esta temporada de 2009, o escalador espanhol tinha como objetivo fixo as conquistas de competições internacionais, principalmente o campeonato mundial, competição que ele já havia conquistado o segundo lugar mais alto do podium três vezes consecutivas, nas edições de 2003, 2005, e 2007.

Sua vibração com a conquista do primeiro lugar foi digna de muito esforço e dedicação, que vai muito além de somente escalar e treinar. Até o nutricionista e escalador César Grosso ajudou nessa conquista, tabelando as refeições do espanhol para um melhor desempenho nos treinos e para uma melhor e mais rápida evolução.

Vindo “com a bola toda” para esta etapa da Copa do Mundo, Patxi manteve sua participação impecável diante dos outros competidores.

Todos assistiram o espanhol realizar as vias eliminatórias e semifinais com perfeição e caindo apenas ao tocar a ultima agarra de sua via final na competição. Participação realmente digna de sua fase no cenário mundial.

Deixando para trás muitos outros fortes competidores, como Adam Ondra, destaque no campeonato mundial na China, e David Lama, que conseguiu a terceira colocação tanto nesta como no campeonato mundial, Patxi Usobiaga continua seu ritmo até a próxima etapa do mundial, que ocorrerá nos dias 8 e 9 de agosto, em Barcelona na Espanha.

Com certeza teremos outra bela competição!

A Copa do Mundo feminina terminou com uma vitória da austríaca Johanna Ernst, que foi mais além das outras competidoras em uma via muito boulderistica, de acordo com Janine Cardoso, movimentos muito dinâmicos com agarras ruins fizeram metade das finalistas não alcançarem o grande teto da estrutura do evento.

Muita explosão foi exigida das atletas, o que consagrou o segundo lugar para a eslovena Natalija Gros, que mesmo com sua baixa estatura, demonstrou toda sua força, técnica e simpatia no evento, o que guardou seu lugar no podium.

O terceiro lugar do podium ficou para a russa Yana Chereshneva, que após muitas participações conseguiu chegar as finais da competição.

Esse é o fim da etapa de Chamonix, que terminou com uma bela queima de fogos de artifício, em razão do fim da competição e do feriado de independência francesa, que é hoje dia 14 de julho.

Em algumas semanas traremos mais informações sobre a próxima etapa de Barcelona.

André Braga

Fonte: Blog da Janine Cardoso e site Desnível





Publicidade:


Publicidade

Publicidade