Jorge Egocheaga faz cume sozinho no K2 - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
K2 em solo!

Jorge Egocheaga faz cume sozinho no K2

Outras equipes estão a caminho do topo.

Fonte: site K2Climb e blogs das expedições

O alpinista espanhol Jorge Egocheaga atingiu o cume da segunda montanha mais alta do mundo por volta das 7:30 da manhã de domingo (horário local). O relato foi feito por ele para seu amigo Javier Feito, em Madrid, por telefone via satélite. De acordo com Feito, Egocheaga foi com alguns parceiros no fim de semana até o Acampamento 3 (A3) do Esporão Abruzzi, numa escalada de aclimatação. Na madrugada de domigo, quando ele percebeu que o tempo estava bom, partiu sozinho para o cume, retornando ao A3 em apenas três horas e meia.

O equatoriano Santiago Quintero acompanhou o espanhol até o A3, e contou que ficou assustado ao acordar e receber a notícia de que Jorge estava tentando o cume, pois havia grande quantidade de neve fresca. "Eu pensei que ele estava louco ao tentar uma ascensão solo em tais condições. Entretanto, eu preciso parabenizá-lo", disse o equatoriano. Ainda de acordo com Quintero, Egocheaga quer permanecer com seus companheiros e tentar ajudá-los em sua escalada.

O espanhol já havia tentado escalar o K2 no ano anterior. Na ocasião chegou a ser divulgado que ele fez cume, porém isto foi humildemente desmentido pelo próprio Egocheaga, após seu retorno da montanha.

Outros alpinistas estão aguardando melhores condições de tempo para subirem o K2. No Campo Base, o austríaco Christian Stangl, que pretende escalar a montanha em apenas um ataque (speed climb), aguarda que o tempo esteja perfeito. "Em tais circunstâncias, eu realmente preciso de bom tempo para considerar uma ascensão rápida", disse Stangl ao site K2Climb. O austríaco pretende escalar pelo esporão Abruzzi. No entanto, se o tempo não permitir uma escalada de 24 horas, ele pode mudar seus planos e passar uma noite no A3.

Fonte: site K2Climb e blogs das expedições.

Publicidade:


Publicidade

Publicidade